Toda vez que acordamos de manhã é uma nova benção. Sou grato pelas coisas que eu vi e tive, mas também pelas coisas que estão chegando à minha vida. (Joe Vitale)
Geralmente, quando você ouve a palavra gratidão pensa nesse estado mental de gratidão que você sente em relação a alguém (ou alguma coisa) quando ocorrem certas condições, mas a gratidão não é apenas um estado passivo resultante de um evento que ocorreu na vida; dependendo de como é expresso pode, e deve, ser também um estado real de Ação.
Como já vimos em outras postagens, permanecer em estado de sofrimento sem agir é um dos maiores erros que os seres humanos podem cometer, pode-se dizer que os resultados são filhos de ação e a ação é uma força que pode ser gerada também por gratidão. O que é gratidão? Em uma palavra só, é energia. O homem vive em um universo extremamente generoso, um universo que auxilia continuamente suas criaturas assim como uma mãe cuida da própria prole, mas a maioria dessas criaturas não percebe a assistência do universo, embora seja muito clara e evidente.
Todo mecanismo presente no universo destina-se a favorecer a nossa existência, do oxigênio que respiramos aos movimentos das galáxias mais remotas, tudo se encaixa em um sistema maior e mais complexo cujo único propósito é evoluir e promover a vida; sem gratidão, todos esses milagres maravilhosos e contínuos que o universo disponibiliza para nós, passam despercebidos.
A gratidão nos permite perceber e compreender uma verdade fundamental, que o homem é o principal beneficiário de todos esses milagres, mas atenção! aqui não estamos falando de um universo fantasioso baseado em especulações no limite da ficção científica, de fato, falamos sobre um universo muito mais científico e tangível que traz seus presentes para suas criaturas e sem pedir nada em troca, se não, precisamente, gratidão. A parte boa é que sentir gratidão não é algo que serve o universo, mas é mais uma vez um presente que o universo faz para o homem, é esse poder que, cientificamente, leva o homem a uma conexão mais profunda com a verdadeira natureza das coisas.
Wallace Wattles falou “Somos uma substância de pensamento e a substância de pensamento sempre toma a forma do que se pensa, a mente grata é constantemente fixa no melhor, portanto tende a se tornar o melhor“.
De fato, viver com gratidão não só é possível, mas também necessário para acessar uma nova gama de emoções capazes de capacitar e motivar o indivíduo em direção a novos horizontes de emoção e ação. Viver portanto com uma atitude de gratidão, pode realmente fazer a diferença.
Na correria do dia a dia provavelmente você não tem tempo para parar e pensar que está literalmente cercado por bênçãos de todos os tipos e graus, por exemplo:
Acordar todas as manhãs e se levantar, o ônibus ou nosso carro que nos leva a trabalhar, a eletricidade que usamos, as pessoas que amamos, o café quente, as palavras que dizemos e as palavras que ouvimos, o amor que temos e o que recebemos, a comida, a água, as roupas e podemos continuar até o infinito.
É importante agradecer e sentir gratidão continuamente também pelas pequenas coisas, aquelas coisas óbvias para as quais raramente pensamos. Quando você é grato, você muda completamente, você é mais feliz, otimista, entusiasta, enérgico e você começa a sentir algo dentro que lhe diz que sim:
Você também é uma pessoa de sorte!
Como somos seres pensantes que tomam a forma do que se pensa, o que você pensa que acontece quando começa a sentir-se grato? eventos e situações favoráveis a esse mindset começam a revelar-se, por quê? Porque a gratidão gera fé, a fé gera expectativa e expectativa faz pensar em eventos e situações que você espera e que, coincidentemente e quase sempre, ocorrem, mas não só, a gratidão é também um mecanismo de purificação interna que permite limpar toda a negatividade que você tem dentro: pensamentos, comportamentos, imagens mentais, etc. A gratidão é um poderoso catalisador que pode transformar uma existência vazia, em uma vida em que todos os dias os eventos mágicos e maravilhosos gravitam.
Geralmente, como seres humanos, tendemos a projetar a vida ao nível externo, sofremos passivamente os eventos como se não tivéssemos controle porque gostamos de imaginar que reagimos a um mundo objetivo, enquanto efetivamente reagimos ao nosso mundo interno (subjetivo) tão poderoso quanto para interagir com a realidade.
Tendemos a imaginar a vida como algo “que nos acontece” sem perceber que somos cocriadores poderosos dessa maravilha chamada existência. Pode parecer difícil de imaginar mas a objetividade como tal, não existe.
Vivemos em um mundo extremamente subjetivo, simplesmente porque o mundo e a realidade são percebidos por nossa natureza exclusivamente subjetiva. Nossa mente não é apenas um filtro entre o mundo exterior e o mundo interior, mas é um componente que, de uma certa forma, gera e modifica esse mundo exterior aparente. É por isso que é de fundamental importância entender que é nossa mente que dá sentido à realidade e não ao contrário.
Nós, criadores poderosos, por outro lado, muitas vezes vivemos como se a realidade fosse dar sentido à nossa existência, limitando assim a riqueza que nos foi concedida. Um dos fatores que delimitam fortemente nosso alcance real de ação é a negatividade, e adivinhe quem é o inimigo número um da negatividade? Exatamente a gratidão!
Os obstáculos que impedem que você se torne o que deseja ser são todos nascidos da negatividade, é como um lastro que o impede de voar e a gratidão destrói esse lastro permitindo que você viaje, como? Por exemplo quando você passa por momentos particularmente difíceis a gratidão permite que você tenha energia suficiente para lidar com eles e seguir em frente, mas não só; todos os estados mentais negativos, como ansiedade, depressão, baixa autoestima, apatia, medo, podem ser contrastados com a gratidão.
Quando, durante o dia, você percebe que seus pensamentos estão levando na direção errada use imediatamente um pensamento contrastante para anular os efeitos negativos, pense em algo para agradecer, mesmo que seja uma coisa simples, isso não só irá quebrar “o feitiço” de pensamentos negativos mas irá trazê-lo de volta a um estado de mente mais feliz e mais produtivo com todos os efeitos colaterais excelentes que isso produz.
Você sempre deve lembrar que está na presença de um universo extremamente generoso, um universo que criou a vida e que se vive para perpetuar sua existência.
Todo o poder está lá.
Se você entrar em contato com essa fonte perpétua de generosidade, você entrará em contato com uma fonte de gratidão perpétua que tornará suas existências brilhantes constantemente, e lembre-se: não estamos falando de feitiços imaginativos mas de bases extremamente científicas sobre as quais o fator de gratidão reside.
Se você não está grato pelas coisas que você já possui, como pode esperar de receber as coisas que você ainda não têm, mas quer?
Comece AGORA!
Fique Ligado
Até a próxima
MMassimo.