A notoriedade de uma empresa costuma ser proporcional ao sucesso da sua logomarca.
É por isso que a criação de uma logomarca é uma operação delicada e muito importante no início de uma atividade profissional.
Uma logo transmite uma ou mais mensagens e na maioria das vezes contém a alma de quem você é e a missão que você tem.
Muitas vezes falo com clientes e profissionais que subestimam a importância de ter um logotipo eficaz e funcional, mas se pensarmos nas grandes marcas, muito de sua sorte está propriamente na logomarca que se tornou um ícone reconhecível por sua força e imediatismo, por exemplo, a Coca Cola, ainda ostenta o primeiro logo que remonta à sua criação no final do século XIX.
Que a sua empresa seja grande ou pequena, a sua logo deve transmitir valores e sentimentos positivos para as pessoas, se não queremos que olhem para outro lado e não escolham nossos competidores.
É assim que entra em jogo a importância da logomarca, que com seu imediatismo tem que revelar a carteira de identidade da empresa e sua história.
Tem logo que são pequenas ilustrações e podem ser admirados em cada detalhe, a simplicidade e o essencial podem se tornar uma marca, ou seja, constituir uma singularidade e ficar impressionada: um exemplo poderia ser a logo da Amazon, alguns interpretam como um sorriso sob o nome, outros como uma seta que indica perfeição de A a Z, de qualquer forma que você olhe, é um símbolo facilmente reconhecível e cheio de significados, até nas cores usadas.
As características essenciais de uma logo são:
Personalidade e valores.
Flexibilidade e clareza.
Originalidade e memorização.
Penso que você já deve ter entendido que sua marca tem que refletir a personalidade do seu negócio, fundido com a essência dos seus valores. As cores também são importantes e muitas vezes cada setor tem sua própria cor de referência.
A sua logo também tem que manter flexibilidade e clareza, ou seja, não perder o reconhecimento se for reduzida em tamanho. É preciso considerar que deverá ser utilizada em qualquer lugar, não só na web ou em vídeos promocionais.
Outro fator importante é a originalidade e a memorização. Há vinte ou trinta anos, criar uma logomarca poderia ser mais simples, até um “novato” poderia fazer, porque na época poucos a usavam, portanto, o esforço criativo e intelectual não batia com tanta concorrência.
Na era tecnológica de hoje somos invadidos por símbolos e ícones então devemos ter o cuidado de criar algo que seja único, distinto e inteligente e, ao mesmo tempo, que possa ter uma durabilidade nos anos.
Nos próximos postes iremos analisar em detalhes a nossa logomarca, a da Método Massimo, e vocês verão quantos significados ocultos existem dentro uma pequena e simples imagem, sempre inerentes ao nosso trabalho de consultoria, dethales que falam sobre nós e sobre nossos clientes.
E você, é satisfeito da sua logomarca? Tem uma? Quer algumas dicas? Entre em contato para gente se conhecer, será um prazer assessorá-lo.
A importância de uma logomarca.
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
COMPARTILHE ESTE POST
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email