Se você pensar, essa é uma analogia interessante!
Ulisses e o canto das sereias, na mitologia grega, representam a tentação irresistível que pode desviar até os mais focados do seu caminho. Relacionando isso aos funcionários em uma empresa, o “canto das sereias” pode ser propostas externas mais atraentes ou falta de alinhamento com os valores e metas da organização.
Para proteger sua equipe contra essas tentações e manter os melhores talentos engajados e produtivos, tem que adotar estratégias.
Primeiro, tem que oferecer um ambiente de trabalho onde as pessoas sintam que estão crescendo, aprendendo e sendo desafiadas, reconhecendo as conquistas e celebrando os progressos, para os funcionários sentirem que seu esforço é valorizado.
Assim como Ulisses tinha um objetivo claro (voltar para casa), sua empresa precisa de uma missão inspiradora que ressoe com os valores dos colaboradores. Mostre como o trabalho deles contribui para algo maior, tanto na empresa quanto na sociedade.
Proporcione oportunidades de desenvolvimento, como treinamentos, cursos e mentoria e ofereça benefícios competitivos e personalizados, como horários flexíveis, saúde mental e bem-estar.
Garanta que os funcionários se sintam à vontade para expressar preocupações ou necessidades, oferecendo feedback constante e peça a opinião deles sobre decisões que impactam diretamente suas funções.
Ulisses confiava em sua tripulação e, por isso, conseguiu resistir às sereias. Semelhantemente, construa uma relação de confiança com seus funcionários, seja transparente, justo e mostre que você se preocupa genuinamente com eles.
A monotonia é como o canto das sereias, pode desviar as pessoas por falta de estímulo, renove processos, incentive criatividade e varie as atividades da equipe e saiba que quando os funcionários se sentem parte da estratégia, a conexão com o trabalho aumenta; envolva-os em decisões importantes e incentive ideias.
Como Ulisses, você tem que usar estratégias criativas (ele se amarrou ao mastro e pediu que seus homens tapassem os ouvidos).
No contexto corporativo, isso significa criar condições para que seus colaboradores vejam o valor de continuar com você, mesmo quando surgirem outras oportunidades externas.
Essa blindagem não é forçada, mas sim construída sobre confiança, engajamento e propósito mútuo.
Você acha difícil criar na sua empresa um ambiente assim?