Qual é a verdade sobre o papel do empresário no planejamento de marketing da empresa?Antes de responder a esta questão, é importante estabelecer quais são os deveres do empresário dentro de uma empresa.
Muitas vezes pensamos no empresário, como aquele que deve saber fazer tudo dentro da empresa, que deve trabalhar em vários setores ou departamentos, gerenciar a maioria das tarefas e trabalhar e cobrir diferentes papéis dentro da própria empresa.
Mas a verdade é exatamente o oposto, o papel fundamental do empreendedor dentro da empresa é controlar e gerenciar os processos da empresa:
Um empresário indispensável para o andamento da própria empresa não é um empresário, é um funcionário dele mesmo.
Um empresário precisa:
- Verificar os investimentos.
- Verificar os recursos financeiros.
- Verificar os recursos econômicos.
- Conferir as estratégias.
- Verificar as suas empresas.
- Gerenciar as metas dos executivos.
Portanto, é óbvio que, como já dissemos e repetimos várias vezes, o empreendedor deve ser capaz de delegar as tarefas e os empregos e escolher e colocar as pessoas certas nos pontos-chaves das diferentes funções da empresa.
Isso se aplica tanto a microempresas, pequenas empresas ou grandes empresas.
Quanto mais o empreendedor conseguir libertar-se do trabalho e delegá-lo a outros colaboradores, mais ele poderá ter liberdade e tempo para implementar e criar novos projetos.
Os elementos que o empreendedor tem disponíveis para atingir seus objetivos são basicamente dois:
- Tempo
- Dinheiro
E no planejamento do marketing qual tem de ser o papel do nosso herói empreendedor?
O marketing é o coração da empresa, com um planejamento de marketing errado, é certo que você acaba criando uma situação de impasse e paralisia, fazendo com que a empresa falhe.
Sem uma verdadeira estratégia de marketing, você acaba não tendo clientes, não gerando vendas, portanto, sem ganhos a curto ou a longo prazo.
Então, se há uma coisa que o empreendedor não tem que delegar totalmente, é o marketing da empresa, de fato ele deve participar e definir estratégias e táticas junto com consultores ou gerentes de marketing.
O empresário é, portanto, obrigado a conhecer os princípios fundamentais do marketing, para poder tomar as decisões fundamentais para o sucesso de sua empresa. O maior erro é delegar toda essa parte a terceiros.
Na prática, o que eu quero dizer é
• Você pode gerenciar uma pizzaria, delegando o trabalho para o pizzaiolo, garçons, gerente de sala, etc.
• Você pode gerenciar uma agência da web delegando o trabalho ao diretor de criação, designers gráficos, webmasters, etc.
• Você pode gerenciar uma loja delegando a venda aos vendedores, ao gerente da loja, ao gerente de compras, etc.
… e, claro, a lista poderia ser infinita, para todo tipo de setor ou produto.
Mas, se toda tarefa, dentro de qualquer negócio, pode e deve ser totalmente delegada a outras pessoas, a de marketing NÃO, o empresário tem, de fato, o dever de conhecer os princípios básicos para criar um negócio de sucesso. Seu fundo cultural, habilidades e conhecimentos que ele deve possuir.
Sem um conhecimento básico de marketing ou gestão de negócios em geral, o empreendedor se encontra em situações típicas de desvantagem e paralisia, tais como:
Total falta de visão estratégica.
É o caso típico da maioria das empresas, os empresários confiam em suas técnicas de intuição, faça-você-mesmo, imitam as estratégias dos líderes do líder de mercado sem considerar os processos e estudos de caso que determinaram certas escolhas, etc.
Isso os leva a gastar tempo e dinheiro em estratégias que não trazem nenhum resultado, desmotivam o empreendedor e o levam a pensar que o marketing é inútil e não mensurável.
Fortes restrições nas mudanças.
Este é outro caso típico que ocorre com frequência em empresas que não possuem uma cultura de marketing.
O tempo passa e as coisas obviamente mudam, quando não é mais possível administrar a mudança e acima de tudo as regras fundamentais para lidar com ela não coexistem, embora as coisas geralmente caiam, em termos de vendas, faturamento, aquisição de clientes, etc. para dizer na empresa frases como:
• Sempre fizemos isso, mas agora há uma crise!
• Sempre fazendo assim meu pai construiu um império, mas agora as pessoas não gostam mais.
• Fazemos isso há mais de 100 anos, mas agora a economia não está mais girando!
O fato é que simplesmente o projeto da empresa já havia começado com uma estratégia muito fraca, que não resistiu às novas regras do mercado, que hoje se tornou cada vez mais dura e competitiva.
Falha de investimentos em marketing e desmotivação.
Se a estratégia não é implementada como uma obra de arte, parece que a internet não funciona, as redes sociais não trazem resultados, a publicidade na televisão é antiga e inútil, etc.
Mesmo aqui o problema está na base, se não houve resultados, é simplesmente porque as coisas não foram feitas da maneira correta.
Isso leva o empreendedor mais uma vez a cair em um estado de desmotivação e acredita que o marketing é uma coisa inútil, então as empresas perdem o controle e são abandonadas aos eventos do mercado.
Eu poderia listar outras dezenas de situações em que as empresas são encontradas por causa da falta de conhecimento do empreendedor de sistemas de marketing científico.
Portanto, o primeiro passo que o empreendedor é obrigado a fazer é treinar, estudar e entender quais são as estratégias reais que podem trazer resultados concretos para seus negócios.
Mas o empreendedor deve ser o referente de marketing de suas empresas, ele não tem de ser um profissional de marketing.
Hoje há um grande fluxo de especialistas em treinamento que vendem cursos ao vivo, infoprodutos, cursos digitais, redação de textos, cursos para webmasters, livros de aquisição de clientes, etc.
Isso, por um lado, é certamente bom, mas o que eu acho que não está funcionando é um conceito perigoso que está passando, ou que um empreendedor deve se transformar em um especialista em marketing 100%.
Eu trabalho no mundo do desenvolvimento estratégico empresarial e pessoal há anos, mas utilizo especialistas de diferentes setores, copywriters, brand positioning, anúncios no Facebook, Google Adwords, gráficos de publicidade, web master, etc.
De fato, notei nos últimos anos que os empresários agora acreditam:
Puder criar todo o sistema de marketing sozinho, continuamente comprando cursos, tutoriais, guias, etc.
Pude criar internamente uma equipe e transferir habilidades para as pessoas internamente.
Mas isso realmente funciona?
95% desses empreendedores nunca conseguem implementar o sistema, então o projeto nunca vê a luz do sol.
Os outros 5% são bem sucedidos após várias tentativas, confiando em números diferentes e construindo o sistema, usando um esforço excessivo tanto em termos econômicos quanto em termos de tempo.
O melhor é ser um empreendedor e confiar os vários métodos das estratégias à especialistas do setor e planejar em etapas o desenvolvimento da sua empresa de modo a concentrar-se mais na produção de riqueza apoiada por consultores preparados especializados e experientes.
Comece agora.
Fique ligado
Até a próxima
MMassimo