Excelente Business Model e Brand Positioning, com duas letras e um número: CR7.
Faz alguns dias que não posso deixar de refletir sobre o business model e o brand positioning de Cristiano Ronaldo e porque é tão eficaz.
Li recentemente os dados publicados pela Forbes no primeiro trimestre de 2018 e fiquei realmente impressionado.
Ronaldo é atualmente o atleta mais popular nas mídias sociais. Um de seus posts no Instagram vale $ 400.000,00 e um simples tweet tem um rendimento de € 230.000,00 mais ou menos € 821,00 por letra! (sim, você leu corretamente).
Eu estava realmente curioso para descobrir as razões por trás desses números assustadores, porque eu tinha certeza que não eram truques ou segredos, mas apenas estratégias de marketing que poderiam ser replicadas por qualquer pessoa com tanto estudo e prática.
Então eu me armei com papel e caneta para tomar notas e tentei analisar suas atividades de comunicação nas mídias sociais.
O que saiu confirmou minhas hipóteses.
O sucesso de Cristiano Ronaldo é baseado em uma perfeita atividade de Personal Branding.
Através das mídias sociais, mas não apenas nisso, ele conseguiu criar um brand (o CR7 que todos conhecemos) que resume o protótipo de verdadeiro atleta, Boa Pessoa e Life Coach, que não pode deixar de influenciar positivamente uma ampla audiência e assim ter a oportunidade de abraçar todos os gêneros e idades.
A vida de Ronaldo é uma alternância de treino, alimentação saudável e motivação para ser sempre o melhor e nunca desistir.
Sua comunicação é autêntica. Mostra-se por aquilo que é, sem jamais mascarar para aqueles que o seguem algo sobre a sua pessoa. É consistente tanto no conteúdo dos posts que coloca nas redes sociais como na forma, principalmente visível. Ele acostumou os leitores (ou seria melhor dizer “educado”) ao seu tipo de comunicação e permaneceu fiel ao longo do tempo.
Ao contrário de tantos outros atletas ele divulga apenas os produtos que são capazes de aumentar a sua imagem como um atleta que cuida do próprio bem-estar psico-físico, personagem motivado para ganhar e – é claro – o homem jovem e bonito. Herbalife, EA Sport e a Nike são apenas alguns exemplos das empresas que divulga.
Ele é um mestre na criação, construção e mantenimento dos relacionamentos capazes de agregar valor no seu brand e nunca dá a impressão de ser forçado. Ele faz isso com os colegas (futebolistas e treinadores), faz isso com os fãs, e até faz isso com crianças doentes que precisam de ajuda.
Muito provavelmente nos deparamos com um caso especial em que o personagem e a pessoa, a pessoa e o atleta, o atleta e o brand são realmente a mesma coisa.
A Juventus formalizou ontem a compra de Cristiano Ronaldo do Real Madri, por 105 milhões de euros mais um contrato de 4 anos por ele de 30 milhões por ano.
O efeito que a notícia gerou na web foi realmente impressionante. A equipe da Juventus não só incluiu um grande campeão em sua equipe, mas um verdadeiro impulsionador para o crescimento das receitas de direitos de televisão, patrocinadores, merchandising e outros aspectos relevantes para uma empresa do setor de futebol.
Alguns exemplos do efeito que pode causar um homem, ou melhor, um brand, como o CR7?
O perfil oficial da Juventus no Instagram cresceu cerca de 1 milhão de followers nas últimas 48 horas, passando de pouco menos de 10 milhões de seguidores para um número que excede 11 milhões, com um um aumento notável nas últimas 16-18 horas, enquanto no Twitter houve um aumento de 100 mil usuários que clicaram no botão “curtir”.
O Real Madri, após o anúncio da venda, perdeu cerca de 1 milhão de followers no Twitter, passando de quase 32 milhões para 31,02 (cerca de 3% de queda) em apenas 24 horas.
Retornando à Juventus, sua loja online caiu quase imediatamente após a notícia da transferência do jogador da equipe espanhola para a italiana. Apenas a mensagem de erro apareceu: “Desculpe, os servidores estão atualmente sobrecarregados”. No momento da escrita, 22 horas após o comunicado de imprensa oficial, o seguinte texto é publicado no site: “O site não está disponível no momento. Pedimos desculpas pelo inconveniente “
E ainda mais, navegando no Facebook, nesses dias, você não percebeu nada estranho? Pelo menos 1 post a cada 2, estava falando bem ou mal sempre do Ronaldo.
Se você quiser aprofundar nas estratégias discutidas neste post para ter entre em contato comigo para solicitar conselhos e principalmente ter a oportunidade de marcar uma análise gratuita sobre sua empresa e a sobre a possibilidade de desenvolver o seu brand.
Comece agora.
Fique ligado
Até a próxima
MMassimo