Vamos conhecer Greg McKeown. Ele é um consultor e pesquisador especializado em liderança e estratégia e atua principalmente com empresas no Vale do Silício.
Greg fez uma análise que considero perfeita e importante para a gestão de recursos humanos nas empresas, que não se pode ignorar para alcançar um excelente desempenho e hoje quer compartilhar tudo isso com você para que possa sempre melhorar os resultados do seu business.
As startups, por exemplo, devido aos alto ritmo de crescimento típico do início da vida de uma empresa hoje, tendem a contratar funcionários muito rapidamente para poderem lidar com a carga de trabalho e ter a possibilidade de preencher os papéis descobertos no team o mais rápido possível, mas a mesma diretoria ou os empresários são muito demorados para demitir aqueles que não estão à altura do cargo às vezes porque sendo nas fases iniciais estão muito ocupados com o desenvolvimento do projeto e preferem adiar esse tipo de situação.
Analisando vamos ressaltar que esse comportamento também é devido justamente à inexperiência no gerenciamento da empresa.
Além das startups podemos ver como isso acontece também em empresas com anos de vida por trás, na verdade, se fizermos uma comparação com uma cirurgia cardíaca muitos empresários ao invés de direcionar os próprios esforços diários para manter uma equipe ágil e de alto valor para a empresa, (da qual nós temos já analisado a importância em vários postes) esperam até que as artérias da organização sejam bloqueadas e qualquer sistema se torne insuficiente para resolver o problema e a única solução passa a ser uma cirurgia corretiva.
Daí o princípio “Contrate devagar e demita rápido”
Embora este princípio possa parecer insensível no atual contexto econômico caracterizado por altos níveis de desemprego, devemos reconhecer as razões pelas quais esse princípio é importante para a vida de uma empresa.
Primeiramente não é útil nem produtivo criar grandes empresas cheias de protocolos burocráticos, esses tipos de empresas estão destinados a morrer lentamente. Em vez disso, as empresas precisam ser enxutas e rápidas, poder crescer e ser sempre competitivas em longo prazo.
Depois não é justo nem compassivo manter uma pessoa na equipe que não é adequada para esse trabalho, isso afeta o desempenho de toda a equipe. O que é necessário para fazer uma empresa funcionar e para trabalhar em altos níveis é uma equipe na qual todos possam confiar uns nos outros.
Não podemos esquecer que não devemos forçar alguém a fazer um trabalho para o qual não é adequado, não é sustentável nem eticamente correto.
É prejudicial manter as pessoas no lugar errado, expondo-as a feedback negativo por semanas e meses.
É claro que, antes de pensar em demissão, uma boa ideia seria avaliar a possibilidade de uma transferência dentro da empresa sim porque às vezes é suficiente simplesmente encontrar o papel certo para o funcionário se desempenhar de forma excelente.
Ativar esse princípio é fundamental para uma empresa, “contrate devagar e demita rápido” você precisa gerenciar a contratação com um procedimento altamente seletivo.
É importante prever mais entrevistas e um período de avaliação prático no trabalho, tendo sempre na mente que a contratação deve ser excelente tanto para o empregador quanto para o trabalhador.
Os critérios de avaliação devem ser os mais possíveis seletivos, certamente isso significará que muito poucos conseguirão superar as seleções para sua empresa, mas somente dessa maneira poderemos ter certeza de contratar pessoal realmente adequado para trabalhar em nossa equipe.
Uma empresa para sempre ir a todo vapor deve ter um team bem amalgamado e as esferas psicológicas de cada ser humano são muitas e diferentes, existem funcionários altamente talentosos mas com um caráter terrível que afetam o humor de toda a equipe comprometendo o desempenho, aqui é mais difícil de intervir porque estamos obrigados a cortar o braço para parar o sangramento;
Gerenciar o pessoal de acordo com o princípio “contrate devagar e demita rápido” é certamente difícil, porque são necessárias grandes habilidades de liderança, mas é o caminho vencedor para realmente crescer o nosso business.