Uma coisa que infelizmente acontece hoje com mais frequência é ver empresários que abandonam o caminho que começaram com tanta paixão.
A principal razão é uma: certos ritmos são impossíveis de sustentar a longo prazo com resultados insatisfatórios.
Sou um grande defensor de acordar cedo e dormir tarde por conta do trabalho.
Não posso negar, tornou-se minha natureza e quem me conhece sabe que estou falando uma grande verdade.
Até agora não me pesa então vou sigo em frente.
Virou hábito.
Portanto, meu dia começa às 4h50, todas as manhãs (não faça essa cara o CEO da Disney se chama Robert Iger, acorda todas as manhas as 4h30 e trabalha até meia-noite) e o dia se desenvolve trabalhando duro o dia todo, mesmo nos fins de semana.
Então, acho que seja “mais correto” que você se envolve em algo que lhe ofereça resultados gratificantes e relevantes por seus esforços.
O peso da fadiga é inversamente proporcional ao resultado obtido. Quanto maior for o resultado menor será o peso.
Quando falamos de vendas, números, e empresas, há uma longa série de resultados para os quais vale a pena continuar trabalhando com determinação.
Uns deles é a criação de um sistema que possa continuar a “vender” sua ideia diferenciada, seu posicionamento, portanto falamos dos seus produtos e serviços; mesmo que você fique realmente doente, e tenha que ficar por uma semana sem trabalhar.
Qual é o problema compartilhado pela maioria das empresas no Brasil ?
O problema é que os empresários hoje continuam trabalhando como no passado.
Eles realmente não constroem nada que o diferencie, todos os dias da existência deles, entram em guerra e encontram clientes, caso contrário, não se come.
Sendo que uma empresa deve funcionar independentemente de tudo e todos, o ideal seria a instalação de um sistema de funcionamento avançado para evitar ter que começar do zero todos os dias, como se o trabalho do dia anterior nunca tivesse existido.
Um sistema que coloque todo o seu trabalho passado, facilitando muito as negociações futuras.
O que você acha? Não seria bacana?
Infelizmente, até hoje não se encontra nas empresas.
Todos os dias dezenas de milhares de funcionários são triturados, espremidos e pressionados para obter resultados impossíveis, o que você obtém de qualquer maneira porque é um campeão, mas geralmente é forçado a se prostituir para executá-los.
E não têm nenhum norte do chefe deles, e chefes deles não têm nenhum norte do chefe deles, e a correia continua dependendo do tamanho da empresa até chegar na cúpula.
Não é assim?
Tenho que ver essas pessoas com um espírito forte e temperado trabalhar duro para conseguir um milésimo do que poderiam levar para casa ajustando um pouco as impostações da empresa.
E é justamente por esse motivo que as pessoas param de vender e as empresas fracassam: a equação que falei em cima não bate, a ausência de resultados com a quantidade de trabalho diário.
Se não houver resultados ou resultados presumidos no horizonte, é difícil justificar os sacrifícios que uma pessoa faz.
Você pode estar hiper motivado, ter um propósito, uma grande constância no que faz e ser animado por um fogo sagrado que lhe dá energia para obter 10 horas por dia de negociações e técnicas de vendas mesmo que sejam técnicas dos anos 90, mas é tolice explorar essa força e perseverança em algo que lhe traz resultados limitados.
Você poderia tirar proveito de toda a paixão, determinação e energia que possui, mil vezes mais efetivamente.
Por exemplo, você pode usá-lo para criar algo que dure ao longo do tempo. Dessa forma, você não terá que repetir as mesmas ações para sempre, todos os dias sagrados.
Seu sistema de vendas começaria a se desenvolver. As negociações sempre seriam mais fáceis, e graças ao seu novo método de trabalho, você seria percebido como uma autoridade, os clientes gostariam de trabalhar com você e você seria capaz de adquiri-los sem esforço duradouro como hoje.
Imediatamente você pode parar de fazer promoções mês após mês baixando os preços do seu produto ou serviço para manter um cliente que como hoje você tem de ficar refém das provocações dele e aturando que eles mostrem as cotações da concorrência.
Sei que hoje funciona que, se você não fizer o preço mais baixo ou as condições mais vantajosas pelo mesmo preço, os clientes fogem. Mas é normal que eles saiam, porque com o seu sistema você realmente não está se comunicando com eles.
Por que eles deveriam fechar com você?
Na cabeça deles, você é um dos muitos, e se você não lhes der uma razão única pela qual eles devem preferir você aos outros, você permanecerá o mesmo de muitos e sempre o comparará com o preço.
Se você não entende isso, é obrigado a sempre baixar os preços e sucumbir no curto prazo.
Além disso, quanto mais você vender seu trabalho, menor será o valor percebido do seu trabalho (a essa altura você já sabe como a mente das pessoas funciona, ou “quanto mais custa, mais valor”) e menor fluxo de caixa será necessário usar, crescer a empresa.
Mas enquanto você pensa estar ocupado fazendo algo útil em sua mente para manter os clientes, está desmantelando (sem seu conhecimento) a empresa e suas chances de negociar o sucesso após a negociação.
Assim você pensa que está fazendo um sacrifício para manter um cliente, enquanto subconscientemente está fazendo um sacrifício para causar ainda mais danos.
É normal que, a médio prazo, você canse dessa situação e…. tchau.
Sei como é, desenvolvi a metodologia justamente porque passei por isso antes de você.
Você começa a ter a terrível dúvida que, tendo em vista que há quem ganhe dinheiro real com vendas e empresas mostrando tudo nas redes sociais com provas e contas, deve haver necessariamente um sistema para construir algo que tenha valor real e que não o force a usar seu tempo para atividades que basicamente não deixam sobrar nada para você, pouco tempo e pouco dinheiro.
Você não está tendo uma vida social digna.
Alguns anos atrás era diferente, na empresa entrava dinheiro mais facilmente em confronto a hoje, e agora todo mundo fala que mudou o mercado, ou o que fazer?
Nós dois sabemos disso, não sabemos?
Quando você é empresário, acaba botando a alma e coração para os resultados.
Um passo para atrás… você também sabia que não seria fácil quando começou. Estava ciente disso.
Mas ninguém havia avisado que seria tão difícil, tanto em termos de estresse no trabalho como do ponto de vista emocional e social.
Ser um empresário no Brasil está fora do contexto médio.
Os problemas surgem de toda parte.
Não é concebido pela grande maioria das pessoas e muitas vezes o sucesso parece uma casta encerrada para ainda mais pessoas.
Vamos melhorar tudo isso?
Onde você vai hoje sem um posicionamento?
Onde você vai hoje sem um sistema para adquirir clientes?
Você não pensa em começar a melhorar sua popularidade?
Como você pode prosperar se não possui protocolos na empresa?
Vou te dizer: arrastando dia após dia.
Você não consegue lidar com um nível psicológico e sente frustração, desespero, insatisfação e começa a pensar:
“Talvez eles estejam certos, tinham me falado no começo, foi uma loucura, tudo isso é um sonho que não irá gerar receitas”.
Você começa a se convencer de que está errado.
No entanto você também está fazendo algo bom, porque pode ajudar as pessoas a resolver seus problemas ou realizarem seus desejos.
Mas você está confuso, porque essas pessoas que você poderia ajudar são as mesmas que não caem na sua rede.
E então você começa a pensar que talvez possa ter algo errado na base do projeto.
E daqui a desistir pensando “mas quem me faz fazer tudo isso?” É um piscar de olhos.
Para ambições extraordinárias corresponde um trabalho extraordinário por trás.
Então, porque não começa a reorganizar a sua empresa e os seus funcionários? Desenvolver uma metodologia organizacional que lhe permita criar algo de valor para sua vida e para sua empresa?
A guerra do comércio hoje está mais do que nunca travando no mercado.
E se você entrar em campo sem uma metodologia não enfrentará a guerra. Sem um método você será massacrado.
O caminho para a glória que você traçou na sua cabeça no começo de tudo está ainda vivo, sim, só precisa de ser replanejado porque na época provavelmente você colocou muita emoção ou não previu elementos importantes que atrapalharam o seu caminho da vitória.
Isso acontece todos os dias, a vida de um empresário está cheia de armadilhas, realmente o mundo mudou e continua a mudar e, como ele, os hábitos das pessoas e nessas pessoas tem seus clientes que também estão mudando.
Charles Darwin foi claro com sua lei da seleção natural a esse respeito: ou você se adapta, ou morre, não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças, e o mercado hoje muda continuamente.
Não espere mais ainda, entre em contato para que possamos fazer um diagnóstico da sua empresa, do seu business model e analisar o gap que pode alcançar no seu projeto.
O ano está quase acabando, o milagre do governo não aconteceu, e nem sabemos se acontecerá, são poucas as pessoas que conhecem a solidão dos empresários.
Acredita-me.