Caro empresário, sei bem que com seus clientes está acostumado a se olhar um para o outro e trocar fortes apertos de mão, mas hoje, na época do coronavírus, isso não é mais possível.
Franqueza e criatividade, às vezes um pouco engenhosa, com um pouco de organização, em tempos de crise como aquele em que somos catapultados, é muito bom, para que assim nossos clientes saibam como estamos liderando nessa época de pandemia.
Vamos trabalhar para que passe essa mensagem: Fecho, mas estou perto de meus clientes.
Vou atualizar vocês sobre como nós podemos ficar perto a distância. A comunicação hoje chegou a ser um fator fundamental em termos de sustentabilidade.
Comunicar como a empresa está liderando, de acordo com as diretrizes, demonstra transparência e decisão, e passa uma mensagem que vocês estão prontos para o recomeço logo que puder.
Hoje usamos o hashtag #ficoemcasa e amanhã iremos trocá-lo com #trabalhoatodovapor.
Todas as grandes empresas mundiais implementaram as políticas de transparência em relação aos clientes e aos próprios funcionários.
Se você trabalhou anos e antes dessa crise chegou a ter uma equipe vencedora, não deixe que o lockdown possa desmanchar o bom trabalho feito no seu caminho, existem várias possibilidades para modificar seu business model deixando o setor de RH por último.
Recomeçar com a equipe certa ajudara a pegar velocidade mais rapidamente, não esqueça isso.
Todas as empresas devem comunicar no tempo do Coronavírus de maneira eficaz e rápida, e é bom colocar a própria cara, seja do proprietário ou do diretor comercial, ainda melhor; podemos fazer isso por meio das mídias sociais ou plataformas especializadas que nos estão ajudando muito a espalhar qualquer tipo de notícia.
Outro bom investimento na comunicação para aproveitar ao máximo esse período de crise é a formação, para nós mesmos, você dando para seus clientes ou para seus funcionários, fazendo cursos de atualização, em remoto, é claro.
A aprendizagem remota é, de fato, uma maneira construtiva de envolver aqueles que agora são forçados a trabalhar em casa.
Temos a oportunidade de integrar uma formação que usualmente costumamos adiar ou que levaria tempo precioso aos funcionários das empresas no dia a dia, e permite em poupar o tempo do deslocamento.
E para quem decide não falar?
Meu convite é conversar, contar o que está acontecendo com você, com a sua empresa e também falar sobre suas dificuldades. Compartilhar o próprio estado, também da alma, é uma solução que pode ser útil para os outros e posiciona você em uma boa visibilidade.