Tem certeza de que está trazendo água para o seu moinho?
A maioria dos empresários que me contatam no final só querem “deixar que as pessoas do mundo saibam que a minha empresa existe”, mas não é assim que funciona.
Os jogos são completamente diferentes, vamos enfrentá-lo, quando irá cair a sua ficha? Que caminho é outro.
Você viajaria em um avião com um piloto sem licença e experiência?
Acho que não, então, investir na internet hoje sem um planejamento da sua empresa, é a mesma coisa, no meu primeiro exemplo, você perde a vida enquanto aqui perde todo o dinheiro.
Vou te falar uma coisa.
O mundo hoje está saturado de concorrentes e todas as suas ações de comunicação, seja na TV, no rádio, na web, no papel, etc.. Beneficiam a categoria com a qual você está identificado e não você.
Infelizmente, as web-agêncy, as agências de marketing, nunca irão te falar disso, elas te contam que fazendo 3 postagens por semana em sua página você ficará famoso, elas sabem que não será assim e esperam que você acorde o mais tarde possível para que continuem a receber as mensalidades deles.
Você precisa saber que o dinheiro que você gasta pela sua propaganda para se tornar conhecido, que essa ação no marketing se chama “brand awareness“, todo o dinheiro até cada centavo, beneficia o líder de mercado da sua categoria e, em segundo lugar, beneficiam os seus concorrentes dispostos a praticar preços mais baixos e condições mais favoráveis.
Por que isso acontece?
Porque você precisa dar o primeiro passo para o seu posicionamento da marca, chamado no marketing “brand positioning” em vez do awareness, isso significa que tem de fazer uma comunicação que inclua o motivo claro de: “por que um cliente teria de escolher você em vez da concorrência”.
Tudo isso não tem a ver apenas com as grandes empresas que fazem “publicidade” com anúncios de TV ou rádio.
Não é apenas a Toyota que quer ganhar da Nissan ou a Oi que quer pegar os clientes da Tim ao som de gigabytes e minutos.
Mesmo pequenas e microempresas precisam fazer marketing, brand positioning e awareness, e tem de atuar as mesmas regras das grandes.
Eu já disse isso aqui várias vezes.
Realizar qualquer atividade de marketing / vendas sem iniciar do próprio posicionamento significa consumir seu dinheiro, seus esforços e seu tempo em benefício do líder de mercado e daqueles que, diferentemente de você, trabalham com o preço.
Em resumo:
Marketing criativo – Brand Awareness – Viral – e-mail marketing – panfletos – outdoor – chamadas frias – visitas frias = dinheiro que entra no bolso dos competitors graças a você, a seus esforços e investimentos.
Posicionamento e consequentes atividades de marketing e vendas = dinheiro, faturamento a suas condições, portanto, mais margens e lucro real para você e para sua empresa.
É um trabalho de paciência e construção que não dá frutos de hoje para amanhã, mas posso lhe garantir que, quando a árvore crescer, não deixará de dar e será sempre mais, mais e mais.
É assim e é isso que importa.
Repito sempre, a metodologia não é para todos, não é para quem não gosta de ficar sempre ligado.
Não é para aqueles que estão convencidos de que a culpa é da crise.
E não é para aqueles que estão convencidos de que é melhor procurar atalhos fáceis e varinhas mágicas, em vez de tomar o próprio destino.
Para todos os outros empreendedores, decididos de mudar o próprio destino e o da sua empresa, me disponibilizo a iniciar o processo de transformação juntos.
De que lado você está?