A assertividade é um estilo de comunicação que nos permite comunicar nossos pensamentos, sentimentos e emoções de forma respeitosa a nós mesmos e ao interlocutor; por isso é chamada também afirmação pessoal.
Uma pessoa assertiva não é agressiva, tem autoestima e percebe-se como eficaz sem a necessidade de prevaricar o outro; consegue expor seu ponto de vista com calma aceitando e movendo qualquer crítica de forma construtiva sem ser pisado ou pisar nos outros.
Por sua vez, ser assertivo pode trazer vantagens em diferentes contextos da vida: família, trabalho, relacionamento. Saber como se comunicar de forma eficaz contribui para reduzir a ansiedade do desempenho em situações particularmente estressantes, como em uma entrevista de emprego.
As pessoas assertivas não são agressivas elas não precisam atacar ou dominar o outro porque reconhecem o valor de suas ideias e ao mesmo tempo respeitam as dos outros.
A assertividade é um estilo de comunicação e não existem contextos de vida em que adotar um estilo assertivo, provavelmente não só serão ineficazes mas também potencialmente perigosos (por exemplo, com pessoas em estado alterado ou ameaçador).
As consequências da não assertividade é a falta de autoestima: se não posso expressar o que penso e como me sinto vou acabar me adaptando ao que os outros pensam e sentem não ouvindo minhas necessidades.
Isso pode causar tensão, ansiedade, estresse, ressentimento, raiva… e um sentimento geral de não estar no controle de sua vida de alguém. Na verdade, muitas vezes acontece que pessoas não assertivas sentem uma série de doenças físicas devido a “ter que manter tudo dentro”.
A agressão também pode levar à baixa autoestima, porque as pessoas podem se distanciar progressivamente e perder o respeito por essa pessoa.
O que pode ser feito para se tornar assertivo?
Todos nós nascemos assertivos! Choramos e gritamos desde os primeiros momentos da vida para expressar nossas emoções e para que nossas necessidades sejam atendidas. Ao longo do tempo somos ensinados a modular nossos comportamentos através das respostas que recebemos do ambiente envolvente.
Isso significa que uma pessoa que sente que não é muito assertiva pode voltar a ser assim. Trata-se de trabalhar em um nível duplo:
o primeiro diz respeito à aprendizagem de novas técnicas de comunicação, tanto verbais como não; o segundo aprofunda e considera as causas que levaram à não assertividade.
O objetivo não é encontrar alguém culpado (pais, parceiros, empregadores, …), mas encontrar junto com as novas formas profissionais de se sentir bem, trabalhando juntas as origens de sua passividade ou agressão.
Comece AGORA!
Fique Ligado
Até a próxima
MMassimo