A tua empresa é um grupo ou um time ?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
A tua empresa é um grupo ou um time ?

Qual é a diferença entre grupo e time?

Muito já foi dito sobre a diferença entre ser um grupo e ser um time. Famoso até hoje é a intervenção de Júlio Velasco que bem específica quais são as diferenças entre os dois agregados, lembrando-nos que o grupo também pode puxar do mesmo lado como um cabo de guerra, mas um time é algo diferente, mais complexo, mais sofisticado e mais poderoso; é um agregado de pessoas com diferentes habilidades que compartilham o mesmo objetivo e no qual no interno existem papéis específicos. A equipe contém diferenças entre pessoas que se integram para criar um único conjunto e muitas vezes esse trabalho de integração está nas mãos e responsabilidade do treinador, cujo objetivo não é apenas melhorar as habilidades de cada jogador individualmente e orientar os esforços de todos na mesma direção, mas também para encontrar a cola para agregar e amalgamar essas peculiaridades. Uma equipe é uma coisa única, uma única aglomeração. Nós vencemos juntos, perdemos juntos, nos movemos juntos, nos alegramos juntos e sofremos juntos.. Um grupo de amigos não é um time como uma estudante não é um time, embora o objetivo comum seja aprender, viajar ou se divertir, um grupo não é um time. Cada membro da equipe tem seu próprio objetivo, mas o veículo, os meios para alcançá-lo é o time. Se alguém tiver dificuldade, todo mundo tem dificuldade.

Nesse contexto, o treinador é um positivista, capaz de criar esperanças e gerar visões e perspectivas. Cria esperanças e orienta as expectativas, cultiva talentos e melhora as habilidades. Ele fala, cria diálogos, comunica, inventa forma de pensamento e as amálgamas para criar coisas que não existiriam sem a sua presença. Um time não existe sem um coach. É um papel fundamental e inevitável. Quando uma equipe vence sem um treinador, os casos são dois: ou não é uma equipe ou o técnico é visto como uma interferência.

A equipe pode ter muitos líderes, afinal é um agregado social e nós seres humanos somos animais sociais, e cada agregado social fornece um ou mais líder.

A liderança da equipe não está no coach, no proprietário ou em qualquer presidente ou gerente. A liderança está na equipe, no vestiário; liderança é entregue ao capitão. O dono (ou o presidente em sua representação) cria o projeto, o treinador toma as decisões técnicas e táticas e o capitão agrega as pessoas, defende as solicitações, interage com o técnico.

O capitão de uma equipe é a voz da equipe porque a equipe tem uma única voz.

Fantasia? Utopia? Teoria?

Apenas as grandes equipes que conheci trabalham assim. Apenas as grandes equipes trabalham para um projeto. São vencedoras ao longo do tempo porque têm grandes objetivos e projetos sólidos. Eles passam através das pessoas que permanecem e consolidam as condições. São edifícios de concreto armado e não de lama e palha. O concreto armado é dentro das emoções e sonhos daqueles que fazem parte dele.

Mas eu também conheci, na minha experiência, uma enorme quantidade de outras “equipes” medíocres e eu as vi ganhar tempo e lutar. Às vezes vi time com a maldição de excelência ganhando devido a eventos inexplicáveis e irrepetíveis. Time que nunca entenderam o que significa se construir acima da competência e do talento, mas que confiaram apenas na oportunidade e no acaso.

A maldição de vencer sem um projeto de longo prazo, que se concentra nas pessoas e em sua força, em suas energias, diferenças e peculiaridades, é um fardo que é difícil de suportar e gerenciar.

A sorte certamente ajuda, mas grandes empresas confiam em outras suposições.

Quando as pessoas saem de um time não devem deixar empresas ou negócios, tem de deixar os líderes e a maneira de como gerenciam os próprios projetos e negócios.

Os grandes projetos são movidos por intenções e motivações e construídos com o dinheiro necessário para produzi-los, e não o contrário. Orçamentos não são os pontos de partida ou pontos de chegada, são apenas um meio.

Grandes empresas começam com uma ideia um projeto e um planejamento e, se isso é bom, os recursos são encontrados. Sempre tem de ser assim e não começar dos recursos para criar um projeto.

Nenhum grande projeto começou a partir do dinheiro, mas de ideias capazes de convencer os financiadores e apoiadores de que, no final, valeria a pena; vale a pena apenas quando há pessoas e histórias para contar que deixam algo mais para aqueles que vivem e aqueles afetados e impactados.

“Uma visão sem um plano é um sonho, um plano sem visão é um pesadelo”.

Um projeto e uma visão nas mãos de quem sabe como contar para torná-los significativos, um grupo de pessoas conduzido por líderes que acreditam e fazem parte da equipe através de um capitão valente e capaz de proteger o grupo, um treinador que sabe como decidir e melhorar as pessoas que fazem parte dela para criar o que falta com competência e saber usar o talento com sabedoria e equilíbrio… Se houver tudo isso o dinheiro nunca será um problema. Só neste caso a visão e o plano criam a magia das histórias que perduram e geram valor e significado.

Você tem seu time mas pensa que poderia obter mais resultados? Ou tem o líder que poderia se organizar melhor para alcançar as metas?   Posso ajudá-lo a identificar, avaliar  planejar  e melhorar as oportunidades para o seu negócio com você, entre em contato!

Comece agora.

Fique ligado

Até a próxima

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email