A única metodologia que diz o que você precisa fazer, quando e como fazê-lo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
A única metodologia que diz o que você precisa fazer, quando e como fazê-lo.

Quero compartilhar com você o segredo que me ajudou nos momentos difíceis e que ainda me acompanha para ter uma visão clara no gerenciamento das minhas empresas. 

A técnica B.O.N.I.

A técnica B.O.N.I. é a única metodologia que diz o que você precisa fazer, quando e como fazê-lo.

A técnica B.O.N.I. é baseada em 4 ações muito específicas e pode ser implementada em diferentes situações no contexto do desenvolvimento da empresa.

Você pode usá-la para a realização de um projeto inteiro ou você pode usá-la para cada passo que você dá para a realização dele.

Neste post, veremos alguns exemplos concretos de forma que você possa entender perfeitamente como aproveitar melhor o meu conselho para os casos específicos em sua empresa.

Essa técnica nasceu porque sendo eu um empreendedor, conheço perfeitamente os problemas das empresas e, as dores de cabeça dos empreendedores, então para simplificar os caminhos e para chegar aos meus objetivos, realizei essa técnica que implementei em todos os meus projetos tendo um sucesso incrível ganhando tempo, dinheiro, e reduzindo os erros para uma margem de 0,0002%. 

Você não acredita? Teste …. e depois você irá me dizer se eu não estou lhe dizendo a verdade, sim, porque agora quero compartilhar minha técnica com você para que você possa usá-la de graça quando quiser.

Quero que você saiba que para mim, compartilhar esta técnica com você, é um enorme prazer.

Os grandes problemas dos empreendedores para a realização de seus projetos e efetivamente fazer o GOL, são o planejamento detalhado e a perseverança.

Com essa técnica, em 4 passos simples, vou resolver tudo isso para que você possa ter o controle  certo da sua empresa e do seu caminho, ter sua própria bússola na mão.  

Tem que saber que hoje não é suficiente ter uma bússola na mão, porque qualquer pessoa com dinheiro pode comprá-la, o que realmente importa é saber lé-la, de fato aqui você pode segurar a bússola e interpretá-la no seu projeto e nos seus negócios, entender perfeitamente os pontos cardeais fundamentais para um empreendedor, onde você está, para onde está indo e até onde você chegou.

Você está pronto para a técnica que trará ordem e inovação para o seu negócio?

Siga-me porque meu objetivo é ajudar as empresas e os empreendedores, e é por isso que vou compartilhar com você de forma completamente gratuita essa técnica inovadora que vai lhe poupar tempo, dinheiro e trazer resultados concretos.

Agora vou explicar para você, fique ligado:

Atenção:

A técnica B.O.N.I. é um acrônimo de 4 ações muito específicas e detalhadas que significam:

B :  Busca

O :  Obtenha

N :  Norteia 

I  :   Implementa

Para fazer você entender melhor, vamos ver imediatamente como podemos usar melhor essa técnica inovadora com exemplos práticos e simples que podem ser feitos para você.

Imagine que hoje você é funcionário de uma empresa, mas seu sonho é mudar sua vida e começar a se programar para um dia ter o próprio negócio que o leve a trabalhar de forma independente e mudar completamente sua vida,  alcançando sua liberdade financeira.

Você sabe o que é liberdade financeira? É aquele que permite que você administre seu tempo sozinho, é o estilo de vida onde você não precisa mais trocar seu tempo por dinheiro e finalmente se organizar de forma independente, passando mais tempo com sua família ou com seus amigos, ou desenvolvendo novos esportes, novos hobbies, trabalhando as horas certas e tendo excelentes resultados e, acima de tudo, ter um bom espaço que sobra de forma tal que possa dar prioridades a outras atividades.

Bem, bora começar?!:

Vamos continuar com o exemplo que você é um funcionário mais tem o sonho de ser independente e abrir sua empresa.

Então dissemos que B.O.N.I. é um acrônimo de 4 boas ações, então agora vamos vê-las uma a uma.

Busca: Olhe dentro de você o que você gosta de fazer, o que você faz e não percebe o tempo passar, o que você é competente ou se ainda não é o que você tem a plena certeza se tornará mais facilmente o craque em relação a outras competências, o que lhe dá realmente satisfação e lhe deixa com um equilibrado bem-estar além de se esforçar bastante cada dia. Partimos do pressuposto de que você conhece sempre o seu prazer, a sua essência, o seus talentos e agora o transformamos juntos em um perfeito e interessante “business model” que pode interessar e também ajudar a resolver os problemas dos outros.

Obtenha: Deixe que esta ideia, este sonho, este projeto tornar-se parte integrante da sua vida, seja a sua essência, o verdadeiro propósito, a verdadeira missão da sua vida, mergulhe totalmente para obtê-lo, absorvê-lo, vive-lo, estudá-lo, trabalhá-lo, fique dentro, torná-lo seu.

Norteia: Aponte para o NORTE com a sua bússola , comece a se orientar na direção que o levará à sua liberdade, onde irá viver fazendo o que quer e gosta de fazer, com alegria e amor de fazê-lo e sem ter o controle do tempo, sem trocar a própria vida e o próprio tempo por dinheiro, então comece a se orientar para que seu projeto, seu grande navio, comece a navegar. Como pode começar nesta fase? Um bom começo seria elaborar um bom business plan.

Implementa:  Execute tudo isso, comece a fazer viver seu projeto, ligue o motor de sua nova vida, seu navio começa a se mover, o business plan está completo e o business model faz sentido, é o momento de saborear e colocar tudo no lugar, zarpe para a sua nova vida.

Estes são os 4 pilares fundamentais que dão origem à sua primeira mudança. Cada um deles precisa de perguntas que com suas respostas podem se animar e dar o entusiasmo certo e a harmonia para a sua própria mudança.

Os pilares sempre permanecem os mesmos e as questões se alternam de acordo com a situação que estamos vivenciando.

Por exemplo, imagine agora que já temos uma atividade, mas que não está indo muito bem portanto, precisamos encontrar soluções para melhorar nosso faturamento.

Busca: A primeira análise é o começo do processo, então temos que começar pelo aprofundamento o máximo possível, ajudando-nos com algumas questões específicas.

Como posso aumentar a minha receita?

Aumentando o volume de vendas?

Aumentando os clientes?

Aumentando as frequências de compras?

Cada resposta a esta pergunta leva a resultados diferentes, devemos trabalhar nos resultados mais adequados para a nossa empresa.

Obtenha: Tambémna segunda fase, para metabolizar as novas soluções que chegaram da primeira e começar a buscar uma nova forma de obter novos resultados, é bom sempre nos ajudar com algumas perguntas que nesta etapa são mais concentradas exclusivamente para nós da forma que as respostas sejam pesquisadas dentro e não fora como na primeira fase, aqui, você pode ver como as palavras estou e minha estão sempre presente nas perguntas.

Como estou investindo energia e recursos na minha empresa?

Em qual área da minha empresa estou investindo mais?

O que estou fazendo para renovar e melhorar meus produtos?

O que estou fazendo para melhorar meu processo de comercialização?

O que posso fazer para melhorar minha capacidade de vender?

Norteia: Neste ponto já temos bons resultados nas mãos de como poderíamos resolver a solução, apenas temos que começar a direcionar nossa empresa adicionando novos protocolos ou modificando-os aos já existentes. Então, nesta fase, começamos a tornar possível o que nós acreditamos, que é o resultado das duas primeiras ações, com os nossos comportamentos na empresa. Portanto, vamos criar novos valores que estejam em sintonia conosco e com as novas opções de negócios que terão que ser realizadas. Vamos iniciar e ter novos contatos e possíveis treinamentos internos para novas direções a serem realizadas.

Implementa: Agora tudo está pronto, estamos na última fase, a fase mais importante em alguns aspectos e menos importante para os outros, porque se às três partes do ciclo forem bem feitas, a quarta não passa de uma consequência automática. Tudo o que foi coletado e desenvolvido é  só colocar em prática. É a verdadeira fase “ACTION”. Com esta última ação nosso velho ciclo da nossa empresa está chegando ao fim e daqui em diante será um novo caminho, uma nova perspectiva de trabalhar para obter melhores resultados daqueles que nossa empresa sempre obteve até agora.

Com este segundo exemplo te mostrei uma empresa existente que aplica a técnica B.O.N.I. para melhorar e procurar novos resultados.

Vamos continuar aprofundando ainda mais a técnica, pois, podemos aplicá-la também em pequenos problemas diários que podem nos acontecer trabalhando em nosso empreendimento, imagine, por exemplo, agora resolver um pequeno estado de crise. 

Siga-me que irá entender melhor.

Vamos dar um exemplo prático com uma pizzaria.  Vamos resolver  um problema, vamos  gerenciar de um momento de estresse aplicando a técnica BONI. Um cliente bastante grosseiro, por qualquer razão, contesta uma pizza criando um clima de desconforto direto, entre cliente-funcionário, e indireto,  entre postura cliente-ambiente.

Como operamos? Como aplicamos a técnica BONI?  Desta forma:

Busca: Tudo em que estamos interessados é a satisfação do consumidor final e  restaurar um clima equilibrado e agradável na nossa casa, mas tudo com o equilíbrio certo, primeiramente colocar a nossa postura de uma forma para que o cliente possa se conter e modificar sua postura, então ativamos e iremos amplificar emoções como EMPATIA e ASSERTIVIDADE tentando entender e investigando o motivo da inconveniência , primeiro para entender a entidade em seguida para que possa nos ajudar a resolver a crise da forma mais certa e que gere um resultado que o cliente irá apreciar.

Obtenha: Como dissemos devemos ter a satisfação do cliente para que possa ter uma opinião positiva do nosso restaurante capaz de ativar amanhã o efeito “boca a boca”, por isso nossa mission será não cometer o mesmo erro caso houvesse um problema de comunicação. Coletadas as informações na primeira fase focada no motivo da reclamação, nesta etapa específica analisamos as possíveis soluções com o melhor custo benefício: (adição de ingredientes – cozinhe mais – refazer uma nova pizza se necessário, mas somente depois de entender a essência real do problema).

Norteia: Aqui você escolhe a melhor solução compartilhada com o cliente, não esquecendo a satisfação final para que se possa retornar como feedback positivo. Tendo gerado um momento de estresse no processo de gerenciamento do cliente, continuamos com a postura EMPATIA E ASSERTIVIDADE de tal forma que sempre possa permanecer uma conexão positiva entre nós e o cliente durante o processo da solução.

Implementa: Agora damos plena ação aos resultados das três fases prévias.

Como você pode ver, é uma técnica simples que você pode criar como um protocolo em sua empresa e que lhe dá a oportunidade de gerenciar problemas grandes ou pequenos de vários tipos sempre seguindo o mesmo caminho.

Vamos agora olhar para outro exemplo prático de uma das maiores empresas do mercado que todos conhecemos.

Imagine que a APPLE esteja com o projeto de realizar um novo iPhone.

Vamos aplicar agora a nossa técnica da forma mais objetiva e rápida possível.

Busca: Onde as novas necessidades das pessoas podem ir? Tamanho da tela? Espessura do telefone? Material de fabricação? Peso? Vida da bateria? Rapidez na entrada e na movimentação entre as aplicações ? Possibilidade de interface com outras ferramentas? Talvez uma tela dobrável seria interessante e inovadora…

Obtenha: Com os resultados da primeira etapa, estudamos as respostas que darão origem ao novo telefone, então começamos a projetar o novo design com o novo software e a nova embalagem.

Norteia: Agora, com o resultado dos dois primeiros passos, temos tudo planejado e documentado e estamos com um business plan completo, nós iremos focar   onde e quais serão nossos parceiros, e como alcançar os processos da  produção – montagem – transporte – venda.

Implementa: Fechamos o círculo colocando tudo em ação dando todos os tempos detalhados para cada fase, para que o novo produto possa estar disponível no mercado dentro do prazo previsto.

A técnica B.O.N.I. também pode ser usada para um único processo, por exemplo, voltando sempre ao exemplo precedente, vamos imaginar que temos já pronto o novo produto, e agora estamos na fase de lançamento do novo iPhone, certamente sendo um produto de melhoria e portanto já existente, os canais de lançamento estão consolidados e seria só replicar quando precisar, mas vamos imaginar que em vez disso, tivemos que criar e procurar novos canais para lançar nosso novo produto.

Busca: Qual é o target do meu cliente, a definição da “persona” e em quais canais a minha persona compra?.

Obtenha: Contatamos os resultados obtidos do primeiro step, começamos a criar um relacionamento com eles.

Norteia: Organizamos o material para as transferências,  as rotas, o tempo que leva e finalizamos todos os custos.

Implementa: Apertamos o START e começamos a realizar tudo o que obtivemos das três primeiras análises.

Como você pode ver esta é uma breve técnica que pode fazer com que você organize um excelente trabalho ou resolva um problema, tudo em tempo recorde e de forma bem detalhada, criando um percurso claro e seguro para se dirigir e deixando também as margens de erros no mínimo.

Use essa técnica várias vezes para poder medir seus caminhos e resultados sem erros.

Lembre-se de que você é a personificação de um talento não expresso, uma grande paixão, uma ideia de negócio. Você tem tudo isso dentro de você, mas você não sabe a quem falar para transformá-lo em um projeto de vida. Quero ajudar pessoas como você a ousar mais e conquistar seus sonhos.

Se você tiver alguma dúvida ou tiver dificuldades em implementar a técnica para seu caso específico, entre em contato comigo a: massimo@metodomassimo.com.br, será um prazer e sem qualquer compromisso, indicar para você o melhor caminho para a realização do seu sonho ou para a resolução do seu problema.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email