As PR salvarão sua vida.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
As PR salvarão sua vida.

As Relações Públicas (Public Relations ou PR) são o conjunto de atividades de comunicação que visam construir e consolidar os relacionamentos com o público-alvo da empresa para influenciar positivamente sua imagem e a sua reputação. Portanto, as PR têm o objetivo fundamental de aumentar a autoridade, a reputação e a credibilidade de uma marca; melhorar e consolidar a imagem corporativa; e fortalecer o relacionamento com opinion leader e decision maker, ou seja, todas aquelas pessoas que podem aumentar o nível de interesse da sua empresa e automaticamente os resultados.

As PR tradicionais se referem a toda essa atividade atribuível à sigla PENCILS (Publicações, Eventos, Notícias, Comunidade, Identidade, Lobby e Social), que reúne uma ampla gama de iniciativas: relações com a mídia, organização e patrocínio para eventos, relações com investidores, atividade de lobbyng e ações de responsabilidade social corporativa.

As PR digital, alavancando ferramentas digitais, de fato, permitem que as empresas se relacionem diretamente com seus públicos de referência através das páginas sociais e, em geral, através de todas as atividades destinadas a dar visibilidade à empresa e aos seus produtos nas mídias sociais e em outros sites relevantes para os usuários-alvo; ou indiretamente, colaborando com indivíduos com alto potencial de relacionamento, como influenciadores, blogueiros e embaixadores da marca, por meio do uso de suas redes sociais.

Hoje, todo mundo fala sobre o marketing digital e PR digitais, mas muitos empresários pensam que às vezes o próprio setor seja diferente, por poder desenvolver a própria empresa nessa direção, portanto deixam de construir uma possibilidade nesse novo mundo virtual.

Agora vamos ver juntos, basicamente, as perguntas certas que um empreendedor precisa se fazer para desenvolver digitalmente seus negócios, e você verá que o caminho é o mesmo para todos os setores.

  • Anote as metas.

Qual é o resultado que você deseja alcançar?

  • Identifique o alvo.

com quem você quer falar?

  • Crie conteúdo.

O que você quer que ele saiba?

  • Planeje.

Quando e como você deseja contar isso para ele?

  • Encontre seus KPIs.

Ou que são os KPIs?

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador chave de desempenho. Dessa forma, por meio dos resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da empresa e permite que os empresários entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números.

Hoje, muitos empreendedores caem somente no número de curtidas recebidas ou no número de seguidores, não se esqueça de que é melhor ter 100 seguidores no alvo, portanto, potenciais clientes, que ter 1 000 contatos que não tenham nada a ver com seu produto ou seu serviço. Por exemplo; se você vender comida de cachorro e tiver 1000 seguidores que não têm cão, poderá fazer todas as postagens que desejar, mas será difícil conseguir vender alguma coisa para ele.

  • Link.

Quantos links de qualidade o seu conteúdo tem? Quantos links em sites menos conhecidos? Mas não se trata apenas de quantidade. Verifique se está satisfeito com a aparência dele, se estão presentes no conteúdo ou nas notas laterais e se estão “caindo” nas páginas certas.

  • Compartilhamento e engajamento.

Quantos conteúdos em seus perfis sociais são compartilhados novamente? Quantos usuários-alvo interagem com suas postagens por meio de comentários ou reações? Monitore esses valores para entender se como você está comunicando tem conexão ou não com seus seguidores.

  • Tráfego.

Quantos usuários chegaram à sua página da web? De onde eles vêm? Analisar dessa métrica é útil não apenas para entender quantos usuários você alcançou, mas também quais são os backlinks que determinam maior tráfego, portanto o que tem melhor desempenho.

  • RÓI.

Qual é o retorno do seu investimento?

A forma como você avalia o RÓI depende apenas dos objetivos da sua campanha. 

Em princípio, eles poderiam ser:

  • Visibilidade
  • Satisfação
  • Sentimento
  • Ganhos

Obviamente, embora o faturamento seja um dos elementos mais significativos, lembre-se de que a satisfação de seus clientes e a percepção positiva da sua marca e a posição que a colocam entre seus competidores são dados inestimáveis, embora sejam intangíveis, portanto, fique sempre de olho neles.

Certamente não é um caminho que pode ser construído em poucos dias, mas, como você notou, é um formato que pode ser aplicado a todas as empresas que desejam evoluir para alcançar novos clientes e expandir negócios e horizontes.

A sua empresa está pronta para isso? E você? Está pronto?

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email