Como se salvar até se tornar mais forte no mercado atual.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Como se salvar até se tornar mais forte no mercado atual.

Uma coisa que precisamos ter atenção  de uma vez por todas é que os resultados que alcançarmos em nossas empresas não dependem só da qualidade do nosso trabalho que seja ele bom ou não.

Você não acredita? Fiquem comigo!

Se você parar por um momento e pensar no mercado e nos teus competitors, saberá que você não está sozinho mas tem outras pessoas que se levantam igualmente como você pela manhã e fazem um trabalho semelhante ao seu, procurando os mesmos target do seus clientes os mesmos que na realidade poderiam ser seus, então … segue-se que obviamente como falamos  você não está sozinho na sua área do business.

Então, assimilada essa como verdade, você concorda comigo que seus resultados e suas escolhas também dependem do comportamento de seus competitors?, que são os mesmos que compartilham o bolo do mercado com você.

O comportamento deles no mercado regula seus resultados, que por sua vez, regula seu comportamento.  Por exemplo, se os outros são fortes em marketing e você não é, entra em um processo de sobrevivência e começa a entrar na guerra dos preços, uma das coisas mais errada a fazer no mercado; se ao invés disso eles também não têm muito conhecimento sobre como desenvolver o marketing, você pode ter uma situação comercial mais estável, mas sempre ficando na mesma dimensão empresarial, tudo isso até quando alguém chegar e com uma boa operação de desenvolvimento de marketing, reescreve as regras do seu setor as quais você irá se adequar. 

Concorda então comigo já que tudo depende de todos, seu comportamento no mercado é influenciado pelo que os outros fazem.

Já vimos em alguns postes atrás a importância de nos focar: https://metodomassimo.com.br/index.php?pg=mod.noticias&acao=unico&id=66). De fato, um dos erros que todos cometem, provavelmente você e seus concorrentes, é o que no jargão chama-se “extensão da linha” ou “extensão da marca”.

A extensão da linha nada mais é do que o uso do mesmo brand em diferentes produtos. Vou dar um exemplo simples, provavelmente você tem o celular Samsung e a TV Samsung, e a empresa Samsung como é “percebida” em sua cabeça? Com uma percepção confusa, não é líder e não é colíder,  e acabou por ser reconhecida pelo valor monetário entrando na guerra dos preços.

Como a  maioria das empresas pensam? Eles fazem um produto que funciona no mercado e quando veem que estão faturando bem, começam a pensar em fazer outro produto usando o mesmo brand pensando que as pessoas associam  o produto  que está vendendo bem no mercado com o de nova produção, mas não é assim e isso é causa de vários fracassos no mercado.

Se você também, como provavelmente penso, está nessa situação de extensão, você provavelmente está trabalhando pela força da inércia, por que isso? Porque o mercado e seu trabalho não dependem de você, você não está fazendo nada de científico, mas confia na fórmula “buy & pray”, investe e reze, e continua em frente só porquê seus concorrentes estão cometendo o mesmo erro.

O fato é que você tem que ter o pulso do mercado sim! e quanto mais avançamos e mais a opção do “jeitinho” vai ficando cada vez mais sutil, então que tal não começar uma reestruturação para ter seu próprio mercado e ser percebido realmente como tal? Não espere que alguém que invista pesado com um marketing bem construído faça você mudar de rumo, porque lá na frente será tarde demais para fazer a diferença, mas agora, você provavelmente ainda pode estar em tempo.

Já querido amigo, porque os outros se poderiam iriam aniquilar você, o problema é que não sabem como fazê-lo, então porque não começar a pensar a se posicionar no mercado em uma forma melhor? Aproveite ainda há tempo, irá valer a pena.

Vou te explicar algumas coisas em sentido mais prático. Tomemos, por exemplo, a empresa Chevrolet, a Chevrolet hoje com o fato de que não tem uma posição definida no mercado e na mente das pessoas se encontra em forte crise no mercado mundial, pense por um momento, como você percebe empresas como a Ferrari ou Porsche? e a Chevrolet? Veja bem, a Chevrolet faz um carro que custa mais de 300.000 reais, o Camaro, e aí? Só que também faz a Celta. 

A especialização no mercado é tudo e quanto mais seguirmos em frente no mercado maior será as exigências.

Só que eles podem fazer isso e, quando estão errados (e erram mesmo), diferente de você, podem injetar milhões e milhões na empresa com dinheiro da bolsa de valores, enquanto você não pode. Por isso você deveria começar a olhar ao redor e observar o que está acontecendo no mercado e tomar as empresas mais exposta como sua escola de business para melhorar seu futuro.

Para respeitar o mercado das percepções, a Chevrolet poderia fabricar carros de luxo sim, mas deveria fazer como a Toyota fez, abrir um novo brand. A Toyota, que é o brand de carro mais vendido no mundo, entendeu que se tivesse feito carros de luxo com brand Toyota teria sido um desastre e então o que fez? Fundaram a Lexus.

Você não pode colocar o Celta e o Camaro sob o mesmo brand. É Natural que estabelece um conflito de percepções.

No entanto voltamos à sua realidade, como você pode ver é tudo uma questão de brand, de posição e percepção. Hoje isso no mercado chegou a ser uma fórmula fundamental, e praticamente tudo, é o mesmo mercado que irá ser dividido entre competitors para quem trabalha melhor em termos de brand e percepção.

Especialmente com o advento das mídias sociais hoje tudo é baseado na percepção da marca, portanto, o seu sucesso está na percepção que as pessoas têm de você e do seu business.

Para dar um outro exemplo claro, existem algumas multinacionais, como a Procter & Gamble, a Nestlé, ou a Unilever ou, que colocam produtos no mercado com suas próprias marcas. E dessas três empresas você com certeza tem vários produtos em casa.

Vou te dar alguns exemplos práticos agora:

Alguns dos produtos Procter & Gamble são: o detergente Ariel, as batatas fritas Pringles, as lâminas de barbear, Gilete o creme dental oral B e assim por diante.

Alguns dos produtos da Nestlé são: chocolate batom, kitkat, Bombom Garoto, Leite Ninho, Nescau, Acqua Panna, Água San Pellegrino, Friskies, por animais, temperos Maggi e muitos outros.

Alguns produtos da Unilever são: Cif, desodorante dove, sabão Omo, Hellman’s, Lux, Rexona e muitos outros.

Certamente como falei alguns desses produtos também estarão na sua casa, não tenho dúvidas, mas o que aprendemos com esses gigantes do mercado global? Que cada produto tem seu próprio brand com vida própria.

Não há batata che se chama Procter & Gamble ou sabão che se chama Unilever, cada produto é uma marca muito específica com nome e vida própria.

Agora você está pensando, mais eles são precisamente os gigantes do mercado e eu sou pequeno, mas o ponto está justamente aí, as regras são as mesmas para todos, justamente temos de aprender com  quem teve a possibilidade de cometer erros e se redirecionar melhor. Todas as empresas antes de se bem direcionar erraram bastante, você também irá continuar errando, não tem uma formula mágica mais  tem a oportunidade  sim, de tirar lições de marketing e melhorar com os erros e a postura das multinacionais, entende a vantagem?

Obvio que você tem que vê-los, e depois tem que começar a aplicá-los se quer começar a ser percebido em uma forma de excelência em seu setor e ser finalmente reconhecido por aquilo que “vale a pena.”

No meu curso de “Business de Sucesso”, uma das primeiras coisas que ensino é que, no seu negócio, você deve absolutamente tentar de:

Aumentar o volume das vendas.

Aumentar o número dos clientes.

Aumentar a frequência das compras.

Então você tem que trabalhar principalmente nestes três elementos, você deve ter um business model (seu modelo de negócio) adequado e que possa aderir a pelo menos duas dessas três condições, se você conseguir chegar a todos os três irá se tornar líder de mercado.

Vamos supor que você tem um salão de beleza e seus clientes vêm apenas aos sábados e gastam uma média de 100 reais, você tem que fazer um modo que possam vir duas vezes por semana, por exemplo, definindo diferentes tratamentos que se complementam.

Pense bem! Comece reestruturando seu business model, não espere que alguém comece por primeiro  a tirar parte do seu mercado, reserve seu tempo e seu espaço até chegar na hora certa.

Se você precisa das informações mais precisas entre em contato e iremos planejar tudo para reformar seu negócio e torná-lo mais forte, um verdadeiro tanque que possa se deslocar livremente no território insidioso do business. Vamos conquistar novos clientes e conquistar uma parte nova do mercado, irei te revelar todos os segredos sobre planejamento e posicionamento!

Comece agora.

Fique ligado

Até a próxima

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email