E você conhece o seu target?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
E você conhece o seu target?

“Se eu tiver três horas para cortar uma árvore, usaria a primeira hora para afiar o machado”. Abraham Lincoln.

A mesma coisa acontece em uma estratégia de marketing. Não faz sentido ir para a fase operacional se você não definiu em detalhes o que fazer, como, quando e especialmente para quem. A identificação da persona de referência é da maior importância e o procedimento a seguir é o seguinte:

  • Identifique e descreva detalhadamente sua “persona”, ou seja, todos os consumidores atuais e potenciais a quem você deseja abordar;
  • Construa uma estratégia de comunicação consistente com a persona identificada;
  • Implemente a fase operacional do projeto.

Identificar e descrever uma persona significa compreender todos os dados sociodemográficos e não demográficos para poder entender quais elementos alavancar e como estruturar a campanha de comunicação. Quanto maior é o vínculo e o diálogo que você poderá estabelecer com seu público, maior será o sucesso de sua campanha e menores serão os custos de aquisição de novos clientes.

Entender o seu target permite diminuir a diferença entre o que a sua empresa faz e o que o target quer o que espera e pesquisa. Portanto, é correto investir recursos para descobrir quem são seus clientes, sexo, idade, por que eles compram, como eles estão no momento do consumo do produto ou serviço, a satisfação deles e o que mudariam de no que você oferece.

Quais são os princípios e as ferramentas para uma compreensão correta do seu público?

1. IMAGINE.

Comece com sua ideia típica de cliente. Defina como você imagina. Pode-se pensar que a abordagem é muito vaga e geral, mas é um bom ponto de partida. Comece perguntando a si mesmo: para quem são meus produtos ou serviços? Que necessidades vão satisfazer? Quantos anos têm o meu usuário típico? Qual é o seu trabalho? Onde se informa? Quais paixões ele têm? Qual é o seu estilo de vida? … Dê vazão à sua imaginação e crie personas mais próxima da realidade.

2. IR A REAL.

Após a primeira fase da imaginação você terá que ir para a realidade e confirmar ou não o que você imaginou na primeira fase. Muitas vezes ocorre que as ideias são influenciadas pelas expectativas e não são completamente confiáveis. Portanto é aconselhável obter feedback de usuários / consumidores e outras figuras não envolvidas na criação, no projeto e na produção do produto ou serviço. Este trabalho é muito útil para cruzar às nossas expectativas com a realidade e, acima de tudo, para conversar com seu público.

3. VERIFIQUEM O DIGITAL.

Verifique o tráfego em seu web-site, use o Google Analytics para entender muitos elementos sobre seu target. Você poderá descobrir quem visitou o site, a idade, onde estão localizados, as páginas que visitaram, os interesses e muitas outras informações. Também monitore insights de redes sociais e descubra o sexo daqueles que seguem você, a idade, o que mais gostam e o que não interessa. Uma vez coletado e analisado os dados do digital, cruze e interprete os resultados.

Sempre tente realizar a análise do target a partir das suas expectativas e cruzando-as com os dados reais, e então produza um resultado o mais confiável possível. Mova-se em plataformas sociais e, mesmo assim, colete os dados primeiro, interprete-os e depois produza um resultado. Dos dois resultados, real e virtual, tente fazê-los falar para produzir um perfil de cliente o mais real e verdadeiro possível. Quanto maior a precisão com a qual você definirá suas Personas, maior a probabilidade de que sua campanha de comunicação atinja os resultados esperados.

Querendo retomar ao ditado inicial, afiar o machado, neste caso, significa estudar os clientes atuais e potenciais e, em seguida, passar para a criação da estratégia.

Olhe para o mercado, fale com todos os seus públicos e ouça o consumidor. Este é o segredo da comunicação.

Comece AGORA!

Fique Ligado

Até a próxima

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email