A greve destes dias que está paralisando o Brasil, além das dificuldades que estamos passando de forma tangível, nos faz refletir sobre o que podemos e não podemos controlar em nossos negócios.
Na verdade, greves nacionais, condições climáticas, política nacional e internacional, tendências macroeconômicas, casamento dos reais, o último corte de cabelo de Bruna Marquezine. Todos esses pensamentos são um exemplo perfeito da perda desnecessária de tempo e energia e perda de fogo para a sua empresa, isso é o que iremos analisar, juntos, o poder sobre o que não temos o controle.
Sempre que nos concentramos nesses pensamentos de fato, entregamos uma parte do nosso poder pessoal permitindo que uma insegurança hipotética tome o leme de nossa vida.
Resumimos em 3 áreas principais:
Área de interesse: Isso coleta tudo o que você tem um determinado interesse ou uma preocupação, mas você não tem controle ou pode ter só um controle limitado. (ex. economia, política, notícias, clima, pandemias, tráfico, guerras, trocas, fofocas)
Área de influência: essa inclui tudo e todos aqueles em que você pode ter um impacto direto, mas que de qualquer forma você nunca será capaz de ter de maneira constante o 100% de controle total sobre ela, nessa área você pode definir seu progresso. (ex.: reações, dinheiro, metas, saúde, educação)
Área de controle. Inclui o que você tem controle total: suas decisões e as ações consequentes. (decisões e ações)
Lembre-se sempre de que todos os pensamentos relativos aos problemas fora do seu controle e sua influência são perdas de tempo e, consequentemente, de energia. Para manter o foco, você deve essencialmente voltar sua atenção para as áreas mais internas. Como podemos fazer isso na melhor forma?
Entre direto na área de controle planejando novas metas a curto prazo (diária ou semanal): se sua mente está focada no desenvolvimento de milhares de problemas inúteis relacionados ao clima, economia ou política, não terá tempo para se concentrar nas duas únicas coisas que impactam diretamente na qualidade de sua vida: as decisões que você toma e as ações que você executa.
Foque na área de influência: como vimos, as únicas coisas que realmente controlamos são nossas decisões e ações e é nessa área que você pode trabalhar para alcançar objetivos e melhorar seu o futuro e da sua empresa.
Ignorando todo o restante. Ignorar a área de interesse não significa ser egoísta ou indiferente ao que acontece no mundo: é exatamente o oposto. Quando deliberadamente decidimos ignorar o que não podemos mudar, também nos responsabilizamos por fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para dar uma contribuição positiva à sociedade.
Às três características também inimigas da produção são:
— Pensar sobre o que não temos,
— Pensar no passado,
— Preocupar com o futuro,
Mas é bom saber que se estamos totalmente focados no momento presente, todas essas negatividades simplesmente se derreterão como a neve ao sol.
Vamos vê-las especificamente:
Pensar no que está faltando em nossas vidas, essa é uma das mais perigosas perdas de tempo porque nos priva do prazer de desfrutar do que conseguimos alcançar em nossas vidas e pelo qual devemos ser gratos. Na verdade, é precisamente com gratidão que podemos neutralizar esses pensamentos indesejados.
Ter pensamentos ancorados no passado, chamados arrependimentos. Os arrependimentos têm, de fato, uma função psicológica fundamental: servem para nos lembrar de não cometer os mesmos erros. São somente feedback, Para superá-los, devemos nos perguntar: “Que lição posso tirar hoje do erro que cometi ontem para não cometer novamente amanhã?”. Essa pergunta simples é estruturada de modo a desviar a atenção do passado para o presente e o futuro. Aprenda com os erros para construir um futuro melhor é a lição perfeita para a empresa. Tente usá-la e me conte como foi.
Se você está preocupado com o futuro se lembra-se da frase de Mark Twain: Os piores problemas que tive em minha vida foram aqueles que nunca ocorreram, eu sugiro que você crie um momento de ruptura usando o estratagema de Bruce Lee: pegue um pedaço de papel, faça uma lista de tudo o que lhe preocupa, amasse a folha de papel e … acenda. Recomendo com cautela! Recomendo cautela! Nunca seja o responsável por alguns milhares de incêndios no Brasil!
Comece agora.
Fique ligado
Até a próxima
MMassimo