SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma ferramenta de análise bastante popular no âmbito empresarial.
Essa técnica serve para identificar o processo usado para analisar os pontos fortes e fracos de uma empresa e as várias oportunidades e ameaças. O SWOT é, portanto, um processo de análise dentro e fora da empresa, uma auditoria estratégica que é um dos pontos-chave para elaborar um plano de marketing eficaz, pois, a auditoria swot, na prática, orienta a identificação e monitoramento dos objetivos e programas de desenvolvimento. Graças a uma análise swot, você pode responder a várias perguntas que, para quem quer promover efetivamente um produto, são fundamentais para se perguntar como, por exemplo:
- Qual é o mercado para agir?
- Qual é a missão da empresa?
- Quais são as ameaças potenciais para o sucesso da estratégia de marketing?
- Quais oportunidades podem ser aproveitadas?
- O que leva ao sucesso em certos mercados?
- Qual a vantagem que você pode ter comparado à concorrência?
Análise externa.
Uma correta swot analysis não pode ignorar começando com uma descrição da empresa de suas perspectivas futuras e do mercado em que opera. Além disso, ao elaborar uma análise swot devem ser esclarecidos os princípios e valores da empresa, a verdadeira missão da empresa. Nesta parte do documento, portanto, devemos nos referir ao que é a história da empresa, desde suas origens até hoje, passando por todas as transformações que ocorreram. Analisar a história da empresa é um método muito útil para entender a situação atual dos negócios e estar ciente de ser capaz de decidir em que direção seguir, quais estratégias escolher, o que procurar, por exemplo, reposicionar ou continuar pelo caminho tomado com a última transformação ocorrida na empresa. Com a análise swot, portanto, a primeira coisa a analisar é o caminho da empresa que desde sua fundação a levou a ser o que é hoje.
Com a análise swot, devemos também definir o campo de atividade, o contexto do mercado no qual a empresa opera na perspectiva presente e futura, podendo especificar os objetivos prioritários e as restrições que podem ser os mesmos valores expressos na missão.
Uma análise swot completa não pode ignorar a observação de fatores externos e internos da empresa. Com a análise da situação externa podemos entender a atratividade do mercado e definir um processo de análise das ameaças e oportunidades que possam derivar das condições ambientais dos micro e macro ambientes. Sendo de natureza externa, tais oportunidades e armadilhas que podem derivar dos mercados são muito variáveis e muitas vezes não são facilmente controladas. Através de análise externa da empresa, se verificam as tendências de mercado, o comportamento do cliente-alvo, como evolui a distribuição do produto, em qual contexto a empresa opera, quais são as características e dinâmica do ambiente em que opera. A análise externa é uma parte importante da Análise SWOT, porque você pode definir o tamanho do mercado-alvo, a média de vida de um produto, o nível de exposição publicitária que os competitors têm, e se tinha havido mudanças recentes para o produto como inovação, etc., etc.
Elementos de análise externa:
- Oportunidades.
- Ameaças.
Análise interna.
Graças à auditoria interna, fatores internos podem ser identificados dentro da própria empresa, como a vantagem competitiva que tem para basear sua estratégia. Enquanto a auditoria externa analisa oportunidades e ameaças vindas de fora, graças à auditoria interna, uma análise swot é capaz de identificar os pontos fortes e fracos da empresa em relação aos competitor. Vantagens competitivas, pontos fortes e fracos serão um farol a ser seguido para o desenvolvimento da empresa e do brand, facilitando o processo de criação de brand positioning por um lado, e, interferindo nas fraquezas com ações corretivas de outro. Ao contrário de fatores externos os fatores internos podem ser mais facilmente controlados, é muito importante ter uma imagem concreta, não abstrata, dos pontos fortes e fracos em relação aos principais concorrentes do mercado.
- Elementos de análise interna
- Pontos fortes
- Pontos fracos
A imagem da capa representa um esquema de configuração para o planejamento das operações de análise internas e externas da empresa. Para uma análise swot correta, é bom dividir esquematicamente pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças, distinguindo esses fatores em fatores internos ou externos. Mentalmente também é possível identificar os diferentes pontos como positivos ou negativos, esquematizando assim, além de ter ideias claras sobre análise competitiva, uma análise mercadológica e do mercado, também sobre quais são os elementos negativos das diferentes áreas (internas ou externas) que das fraquezas devem se tornar pontos fortes.
Comece agora.
Fique ligado
Até a próxima
MMassimo