Gerencie seu tempo e seus limites, para não perder os melhores momentos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Gerencie seu tempo e seus limites, para não perder os melhores momentos.

Alguns dias atrás nos jornais de todo o mundo apareceu esta foto, de um casal de idosos que passeava na gôndola dormindo pelos canais de Veneza.

No começo foi um escândalo, como se Veneza e sua história não fossem interessantes, mas imediatamente a foto puxou um sorriso porque pode acontecer com todos, já que o desejo de descobrir e conhecer faz com que você faça passeios sem fim para levar o último “frame”na lembrança até desmaiar de cansaço quando conseguir relaxar um pouco.

Viagem é um assunto muito importante para o homem que sempre sentiu a necessidade de viajar e ampliar seus horizontes para ver além das fronteiras. A viagem tem a ver com a busca da felicidade, uma busca interior pelo que torna alguém verdadeiramente feliz.

Mas a responsabilidade é sempre do fator T.

Se você pensar bem sobre isso, o tempo é um dos fatores mais democráticos que temos, todos temos o mesmo tempo disponível. A diferença entre nós, é como o usamos, porque não importa o tamanho da sua empresa, quem são seus clientes ou se você vende produtos ou serviços; o dia útil é o mesmo para todos. A única coisa que distingue o seu trabalho do de outros empreendedores é a capacidade de gerir bem o seu tempo.

Em viagens, como no trabalho, a boa gestão do tempo será a boa parte dos frutos que você coletará, a sua recompensa.

Pense em quantas vezes você teve que adiar um prazo, uma reunião com um cliente ou, mais simplesmente, um telefonema. No entanto, foi o suficiente para organizar melhor as atividades, considerando todos os compromissos e respeitando os prazos estabelecidos para o seu desenvolvimento.

Imagine o tempo como algo que afeta indiretamente seu trabalho. Como em um jogo de tetris, o jogo com pequenos tijolos de diferentes formas que devem ser presos juntos sem deixar espaços vazios. Aparentemente, a habilidade está em poder organizar os tijolos (compromissos de trabalho) ocupando todos os espaços livres. Na verdade, no início do jogo é assim, mas o que acontece em algum momento do jogo? Os tijolos caem mais rápido e, se você não for rápido o suficiente, as chances de ganhar são muito pequenas..

Nestes casos, saber gerir o tempo é tudo: só se conseguir controlar a queda de tijolos, no tempo que tiver disponível, poderá recuperar o jogo e chegar a um novo recorde.

Existem várias áreas que você pode escolher para melhorar o tempo para dedicar a cada atividade. Identifique o que você pensa que é o principal problema em seu trabalho e comece a fazer melhorias imediatamente.

1 — Estabelecer prioridades.

Como está o seu típico dia de trabalho? Você continua pulando de uma atividade para outra e no final você sente que não terminou nada? Este é um primeiro sinal de aviso de que algo está errado. Você precisa rever sua estratégia e encontrar uma solução para definir melhor as prioridades.

Dica: todas as manhãs, assim que chegar no trabalho, gaste 15/20 minutos como primeira coisa a fazer e prepara uma lista por escrito de tudo o que você precisa fazer até o final do dia, tudo detalhadamente, os horários e o tempo que você precisar para realizar essa ação em vez de uma outra.

2 — Não procrastinar.

Acontece a todos nós de adiar o máximo possível às atividades indesejáveis. Mas como diz o ditado? Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje! E é exatamente isso que digo aos meus clientes empresários.

Mais cedo ou mais tarde você terá que fazê-lo então, por que adiar e se encontrar fazendo isso com pressa e perto do vencimento do prazo?

Dica: identifique e divida as atividades que você sempre tende a adiar (atividades tediosas, muito exigentes, muito simples…) neste ponto, você achará fácil encontrar uma solução para tornar cada atividade do seu agrado.

3 — Aprender a delegar.

Este é um problema muito comum entre os empresários. São poucos os que conseguem delegar as atividades e a maioria tenta fazer tudo por si mesmos. Você escolheu seus funcionários cuidadosamente, por que você não confia em suas habilidades?

Dica: comece a delegar atividades não críticas, aquelas que ocupam a maior parte do dia e que também podem ser feitas pelo seu braço direito. Desta forma, sua única tarefa será fazer um pequeno exame para verificar se tudo foi feito da maneira correta.

Então não faça no seu trabalho o que fizeram esse simpático casal de idosos, evidentemente foram além dos limites deles sem se dar conta dos três fatores fundamentais na empresa como em viagem:

Objetivos (lugar para visitar) — Tempo (disponibilidade) — Recursos (Nesse caso se mede como a resistência necessária para chegar aos objetivos).

Comece agora.

Fique ligado

Até a próxima

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email