No final, é apenas vidro, mas …

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
No final, é apenas vidro, mas ...

Você conhece a história de Daniel Swarovski? Sim, o fundador da empresa homônima, líder na fabricação de cristais.

Daniel nasceu em 1862 na República Tcheca, seu pai era dono de uma pequena oficina e os negócios da família permitia apenas a sobrevivência, aos 21 anos Daniel visitou a “Exposição de Artigos Elétricos” em Viena, e lá, teve a ideia da sua vida; as novas técnicas da Siemens e da Edison deram-lhe a inspiração para o desenvolvimento de uma máquina de moagem de cristais.

Passou dias e noites na realização da ideia e finalmente, nove anos depois, em 1892 (não uma semana depois), conseguiu apresentar um pedido de patente para uma máquina que, pela primeira vez, permitia que os cristais fossem moídos até um grau muito alto de perfeição, mais rapidamente e com mais perfeição do que poderia ter sido feito até então com o laborioso trabalho manual.

Assim, uma nova era começou no mundo do cristal.

O marco miliário foi estabelecido: em 1895, Daniel Swarovski com seu cunhado Franz Weis e Armand Kosmann, criaram a atual companhia.

No começo a empresa se chamava DS & Co, quando a empresa passou a ter inúmeras encomendas e a demanda era cada vez mais forte Daniel percebeu que precisava encontrar um nome para a empresa que fosse significativo e fácil de lembrar…. É assim que escolheu de colocar o seu sobrenome.

Hoje, a empresa Swarovski termina a cada ano com um faturamento de cerca de 3 bilhões de euros, o que é compartilhado pelos 70 membros da família.

Em 1917, conseguiu fazer discos que eram usados para o processamento de pedras de cristal e em 1919 foram registrados com a marca Tyrolit. Com a marca Tyrolit, a Swarovski lançou a mó, a mesma que deu o desenvolvimento da empresa dele no mercado. Hoje a Tyrolit é líder mundial posicionada entre às três maiores fornecedoras de móas do mundo.

Em 1935 foi fundada também a ótica Swarovski com instrumentos ópticos de precisão, como telescópios, rifles e binóculos, a empresa conseguiu assumir um papel de liderança no mercado internacional com a marca Habicht. No mesmo ano, o filho mais velho Wilhelm realizou seu primeiro protótipo de binóculos, lançando assim a primeira pedra para outro produto da Swarovski.

Este telescópio com a marca Habicht abriu as portas para a indústria óptica e durante as duas guerras mundiais foi a âncora da segurança da empresa. Hoje, a Swarovski também é líder internacional em instrumentos ópticos de precisão.

Desde o final da década de 1950, montou a empresa Swareflex, que produz refletores para a segurança viária, que também se tornou uma importante referência para o setor.

Esta história nos ensina muitas coisas, a primeira é certamente a importância de se focar com os projetos,
Swarovski tornou-se líder em vários setores do mercado, replicando um modelo de negócios funcional, dando a cada projeto um nome diferente sem entrar em conflito com a extensão da linha.

Depois, podemos constatar até hoje a importância do marketing da marca Swarovski, afinal de contas o que vemos vender nas lojas nos vários shoppings, é um vidro que contém um percentual pequeno de óxido de chumbo, mas tudo é apresentado e estudado como uma fórmula mágica  transformando os vidros que brilham nas vidraças em ouro e diamantes, e também podemos ver isso só lendo os preços.

Você já pensou sobre a importância do foco corporativo hoje? E já pensou se sua empresa está bem focada? Como está focada hoje?


O produto ou o serviço que você oferece tem a possibilidade de conquistar mais mercados com uma extensão da sua produção?

Você quer fazer uma análise sobre como você pode dobrar ou triplicar seus resultados, endireitando alguns movimentos em sua empresa e conquistando novos mercados?

Entre em contato sem compromisso mostrarei a você como o Método Massimo pode fazer a diferença nos mercados atuais e apresentarei a você todas as várias possibilidades para transformar sua empresa em uma grande empresa capaz de conquistar novos mercados, tornando sua marca um ponto de referência. Acredite, assim como Swarovski você também pode transformar o vidro em ouro!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email