O marketing será a alma da sua empresa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
O marketing será a alma da sua empresa.

O marketing no Brasil, geralmente, é visto como uma atividade com pouca importância e marginal. Na verdade, o marketing é uma ferramenta que altera as receitas das empresas e como todas as ferramentas podem ser usadas bem ou mal, dependendo da maneira como ela é usada. Um bisturi nas mãos de um cirurgião especialista pode salvar uma vida mas dado a um praticante jovem  e inexperiente… bem, não sei você, mas eu preferiria esperar até a chegada de seu supervisor…

A final de conta o que é marketing? E porque é tão importante?

O marketing é uma arte de comunicação que aumenta um “business model” já estruturado, é como uma lupa, se a empresa é bem projetada pode dar grandes resultados, mas se a empresa tiver um modelo mal organizado não será o marketing que irá resolver a direção.

Primeiro você precisa ter um target bem definido, o marketing prepara o cliente para se interessar pelo seu produto ou serviço, transformando-o em um hotlead pronto para conversão.

Vamos desmascarar um primeiro mito: o marketing não é necessariamente um instrumento que só pode ser usado para os gigantes do mercado. De fato, a sua flexibilidade e versatilidade permite-lhe adaptar-se a qualquer tipo de empresa ou atividade, desde o dentista ao atacadista… Passando pelo artesão ou pelo restaurador.

Em suma o marketing é usado por todos nós: por exemplo, convencer seu grupo de amigos a ir ao cinema para ver um filme  em vez de um outro é uma atividade de marketing (e vendas). Comece a explicar para eles os aspectos estimulantes da trama, diga que o protagonista é interpretado por um ator bastante famoso, talvez poste no mural do Facebook deles o link do trailer. Bem, estas são todas as atividades de um marketing que, embora seja um exemplo básico, resultam bastante eficazes.

É importante considerar alguns elementos importantes:

Primeiro, criar um banco de dados de clientes potenciais que possam estar interessados em seu produto ou serviço;

Em segundo lugar é sempre construtivo se perguntar “Por que o cliente deve me escolher em vez de meu competitor?”. Você tem um produto que ninguém desenvolveu?  Você oferece um serviço exclusivo?

Basicamente você tem que desenvolver uma proposta de valor única ou melhorativa, mas acima de tudo é importante não presumir de saber o que seus clientes querem, mas fazer pesquisas para entender quais são realmente as necessidades deles e do mercado em geral.

Implementado isso, aproveitar de todos os canais de comunicação para estimular e interessar o seu cliente ao produto, tanto quanto possível.

Bill Gates, falando do instrumento em que ele gerou seu sucesso, disse:

O computador mais novo do mundo só pode piorar, graças à sua velocidade, o problema mais antigo das relações entre os seres humanos, o da comunicação. Quem quer comunicar, no final, sempre se encontrará confrontado com o problema usual: o que dizer e como dizê-lo.

Voltando ao que foi dito antes, podemos usar as melhores e mais avançadas ferramentas e tecnologias, mas na base de tudo deve haver qualidade, determinação e uma verdadeira fé na mensagem que queremos que alcance nossos interlocutores.

Então, querido empresário, antes do marketing, primeiro você deve entender o que deseja alcançar e o que seus clientes potenciais querem; caso contrário, você atirará às cegas e jogará fora energia e dinheiro.

Comece agora.

Fique ligado.

Até a próxima.

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email