O mercado é nosso campo de batalha.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
O mercado é nosso campo de batalha.

Na antiguidade, a guerra era uma ferramenta para os negócios. O princípio era: submeto um povo e exploro suas riquezas.

Em parte, infelizmente, isso ainda está acontecendo em algumas partes do mundo, basta pensar na exploração das empresas petrolíferas ocidentais obtidas através do uso de armas.

Hoje os negócios são feitos em empresas que se tornaram o território em que a vida ou a morte é desempenhada pelas pessoas que trabalham lá e pelos clientes satisfeitos.

Talvez o que tenhamos esquecido é que os negócios são “questões importantes do Estado”.

Às vezes orientamos nossas empresas como se não tivéssemos de prestar contas a ninguém, se não ao nosso desejo de obter lucros.

Isso contrasta com a vocação de empreendedor que é gerar, através de sua própria atividade, bem-estar e progresso para o próprio negócio e para o contexto em que atua: a cidade, a região, o país, o mundo. O lucro é uma ferramenta que suporta minhas atividades presentes e futuras não tem de ser o propósito final do meu compromisso.

Um bom planejamento estratégico nos ajuda a manter a rota e a visão mais ampla do sistema de negócios, o que é preciso “investigar a realidade dos fatos” tendo uma visão unificada do próprio negócio. Se você compartilha a direção e o planejamento estratégico do futuro com seus funcionários, irá aumentar a motivação deles.

Entender por que estou fazendo e alcançar o resultado com o qual contribuo, aumenta minha dedicação ao trabalho e meu comprometimento.

Além disso, isso aumenta minha lealdade ao projeto, pois, eles são parte ativa dele e não um simples executor.

Se você conhece o conceito da filosofia chinesa do Yin e do Yang, saberá que eles representam o oposto. O oposto, a alternância, só pode ser bom para a empresa.

O objetivo de longo prazo, a visão do futuro, deve ser construído a partir de diferentes pontos de vista e opostos. Isto oferece a vantagem de ver o futuro de diferentes ângulos e poder pesar todos os benefícios e custos das ações a serem tomadas.

Muitas vezes esquecemos e preferimos o chamado “yes man”. Há aqueles que qualquer besteira que dizemos estão sempre prontos para nos dizer “linda”, “grande”, “maravilhosa”, etc. mas às vezes para nós, seria bom um “horrível”!

Como um guerreiro antes de uma batalha, quando lançamos um novo produto ou começamos um novo Start Up, é necessário avaliar o campo de batalha. O mercado.

Muitas vezes, porém, nossa aproximação nos leva a ir para a aventura, sem avaliação preliminar: o que precisa do mercado-alvo, quantas pessoas podem ser satisfeitas pelo nosso produto / serviço, quem são elas, como são feitas, qual é o caminho mais fácil em alcançá-los, quais são os obstáculos, etc.

Comando, indica as virtudes dos superiores: conhecimento, sinceridade, humanidade, coragem e severidade e os superiores ou melhores líderes desempenham um papel fundamental na orientação das pessoas às quais são confiadas as virtudes necessárias.

Não podemos esquecer que a visão do futuro que você escolhe implica um certo tipo de estrutura e não o contrário.

É impossível estabelecer qual organização funciona melhor para um tipo de negócio se não sabemos qual meta queremos alcançar primeiro.

Se o seu objetivo, por exemplo, é se tornar o líder do mercado on-line de um produto específico, e sua estratégia envolve vendas on-line exclusivas, você provavelmente não precisará de uma rede de vendas ou a função do gerente de vendas precisará estar em estreito relacionamento com o gerente do site.

Comece agora

Fique ligado

Até a próxima

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email