Você conhece a historia de Ulisse e da Odisseia? entre os contos mais lendários da Odisseia, há um sobre Ulisses e a parada na ilha das sereias.
Ulisses, alertado pela feiticeira Circe, esta se preparando para escapar do perigoso canto das sereias.
O canto fascinante das sereias é a promessa de conceder o conhecimento onisciente para Ulisses (conhecimento que, infelizmente, só leva à ruína da alma humana e da morte).
Ceder a essa tentação significava morrer.
Apesar do perigo, Ulisses não quis desistir de apreciar esse canto maravilhoso e para não cair em tentação e morrer decide de tapar os ouvidos de sua tripulação com cera e amarrar-se ao mastro do navio.
Não demorou muito para que as sereias começassem a chamar por Ulisses, convidando-o a descansar com elas. O canto é tão poderoso que Ulisses tenta de toda forma de se livrar, e graças aos seus companheiros que estavam com a cera nos ouvidos, não obedeceram à ordem dele de desamarrá-lo, evitando o desastre.
Dessa forma conseguiu resistir a esse canto enfeitiçador, continuando sua aventura.
Por que te contei essa passagem da Odisseia?
O que esse “canto” representa na vida real?
O maior obstáculo que um empresário hoje tem de ter cuidado é justamente o de não cair nos cantos das sereias, ou seja, acreditar nas resoluções dos problemas pela sua empresa chegando a um resultado, talvez um enriquecimento de forma rápida e fácil.
É uma música que chega nos ouvidos de inúmeros empresários, ressonando com sua insatisfação, os leva a seguir essa voz e satisfazer a esperança de que é realmente possível obter o “conhecimento onisciente” alcançar o sucesso de forma rápida e simples.
Infelizmente, assim como na Odisseia, deixar-se levar por essas promessas assombradas significa cometer um erro, perder dinheiro, desperdiçar um tempo precioso e abandonar-se à ideia de que essa mágica mudará sua vida sem ter que fazer muito esforço.
É uma verdadeiro canto das sereias.
O “conhecimento onisciente” das sereias leva você a se complicar mais.
As soluções “rápidas e fáceis” para ter mais clientes e ganhar dinheiro, te trazem frustração e decepções.
Chega de desmoralizar-se facilmente.
Sem mencionar o quão deprimente pode ser, viver uma vida em que você se arrepende todos os dias do momento em que se deixou levar pelo brilho enganador, embora em seu coração você soubesse muito bem que isso não funcionaria.
Naquele momento, era o que você pensava, mas não se amarrou ao mastro do navio.
E talvez você tenha jogado milhares de reais em operações, ou investimentos de marketing que precisavam ser a chave de ouro para um novo futuro, mas na realidade essa chave não dava para abrir nada.
E nesse período de pandemia esses cantos estão ficando mais altos.
Além do dinheiro da empresa, tem na jogada a sua autoestima que pesa bastante sobre seu caminho futuro.
Por isso você vive com o medo de falhar a cada passo, porque esse medo impedirá você de embarcar em novos projetos que podem acelerar o motor da sua empresa.
Se Amarre-se forte ao mastro da sua empresa.
Cerque-se de pessoas em quem você possa confiar que o impedem de tomar decisões fatais.
Posso só lhe dizer uma coisa, não sou uma sereia e não canto e não prometo nada de “fácil e rápido”.