Os seus primeiros passos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Os seus primeiros passos.

Hoje recuamos e reiniciaremos com os primeiros passos. 

Muitos me contataram nos últimos dias para obter conselhos sobre como realmente dar, e em forma objetiva , os primeiros passos desde o momento que se acenda a luzinha na cabeça e que não queira mais se apagar.

Bem, aqui estamos nós, hoje neste poste iremos ver como dar os primeiros passos e chegar mais perto da realização, eliminando ao máximo os possíveis erros.

Dissemos que toda empresa é fruto de uma ideia ou de uma necessidade que muitas vezes surge simplesmente observando o mercado; uma lâmpada que liga de repente, uma força interior que gradualmente cresce, um entusiasmo que começa a fazer você sonhar.

Em todas as reflexões, as ações, os planejamentos que fazemos na vida em qualquer área ou esfera sempre costumo dizer que devem partir de nós mesmos, nosso mundo interior deve se conectar com o mundo exterior, então precisamos  nos ouvir, nos conhecer melhor para que possamos nos propor na melhor forma desenvolvendo uma conexão mais direta e assertiva.

Steve Jobs costumava dizer “Continuem com fome, continuem bobos“, o empresário sempre deve estar com fome (de conhecimento, de sabedoria, de experiência) e bobo (ousar pelas suas próprias ideias), mas isso não significa que tem de arriscar tudo cegamente como a uma roleta, para nossa sorte o mundo do negócio não é um   cassino, tudo é mensurável; e começar de nós mesmos significa se formar, desenvolver o conhecimento necessário para a realização do próprio business. 

Conhecer os limites e preparar-se para superá-los com o conhecimento e a experiência. 

Fazer as coisas certa e no tempo certo sem queimar as etapas, investir primeiro em nós, na formação e no conhecimento para só depois investir no projeto.

Outro ponto fundamental é a clareza, devemos ser  perfeitamente claros sobre o que queremos alcançar, devemos imaginar tudo em detalhes e transformar os pensamentos em letras escritas. 

Coagular as ideias!

Escreva o projeto que deseja alcançar nos mínimos detalhes.

Edison dizia: “O valor de uma ideia é colocá-la em prática” escreva pelo menos 20 maneiras diferentes sobre como transformar sua ideia em um projeto viável. 

Defina tudo em detalhes:

O produto que você quer oferecer, em que setor ele se encaixa, quem e quais são os competidores, como pode se diferenciar da concorrência, quem é o target, que seria o cliente alvo pelo seu produto, você esta resolvendo um problema? Uma necessidade? Que impacto está tendo seu projeto?

Escreva 100 perguntas e responda a todas com todas as limitações e as criticidades a serem abordadas.

Você verá que seu projeto começará a tomar forma.

Estude e observe bem todo o contexto do país em que pretende implementar o seu projeto, ter uma visão geral da realidade socioeconômica na qual deseja dar à luz a sua ideia empresarial irá ajudá-lo a realizá-la da forma correta e entender bem em qual contexto irá se desenvolver seu business.

Vou fazer um exemplo: sabemos que o Brasil não é um país muito fácil para importações, tem muita burocracia e impostos, então se você está pensando em importar um produto, estude todo o percurso com os vários documentos e os vários impostos que este produto precisa fazer antes de chegar nas mãos do seu cliente.

Sempre se informe através da leitura de jornais setoriais especializados, procure todas as fontes úteis para ter uma visão geral da realidade, especialmente se for um negócio ao nível local. 

Procure sempre indicações úteis sobre a tendência dos diferentes setores, sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado, sobre as possibilidades de expansão mas também sobre seus limites.

Cerque-se de pessoas com mais experiência do que você no setor em que deseja entrar, se precisar procurar colaboradores procure por quem já tem experiência, talvez tirá-las da concorrência. 

Tenha em mente as palavras daqueles que já passaram pelo caminho que você está iniciando porque eles vão destacar as fraquezas e os pontos fortes da ideia ou as incongruências entre o projeto e suas habilidades reais a este respeito, mas sempre fique com a sua bússola em mão, praticamente…..

Escute – Filtre – Avalie – Decida, no final o último movimento deve sempre ser o seu.

Depois de avaliar tudo isso para dar um passo à frente, precisa criar um primeiro business plan: isso é o documento que descreve todas as caraterísticas do projeto e os recursos necessários para que isso aconteça.

Geralmente isso também é usado para submeter o projeto à avaliação de um investidor externo ou para solicitar um empréstimo, mas também é uma ótima maneira de se concentrar em todos os aspectos e criticidade, é um mapa que, se feito corretamente, o levará ao seu tesouro.

Se você tem uma ideia em mente, é o momento certo para botar as mãos na massa e eu para te dar mais força hoje vou te dar um presente que irá ajudá-lo bastante para a realização do seu sonho.

Baixe aqui essa ferramenta: www.metodomassimo.com.br/ebook e acompanhe tudo passo a passo;  te ajudará a começar  na melhor forma sua nova aventura ou melhorá-la se já tiver uma em andamento.

Não adie seu sucesso para amanhã! Se você tem alguma dúvida sempre conte com a minha ajuda, será um prazer estar perto de você e planejar sua VITÓRIA.

Agora não tem mais desculpas!

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email