Por que hoje, se a sua empresa não cria uma experiência para o cliente viver, está fora do mercado?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Por que hoje, se a sua empresa não cria uma experiência para o cliente viver, está fora do mercado?

Hoje à noite fui comer um sanduíche com a minha família no Johnny Rockets, a um dado momento levantaram a música e os garçons começaram a fazer um balé de 5 minutos nas notas de Bruno Mars, parei para pensar que hoje há cada vez mais a necessidade e a tendência de fazer viver uma experiência diferente aos clientes que presenciam na casa… mais por quê?

Podemos falar com certeza que inovação e comida é um vínculo cada vez mais estreito e de grande sucesso, especialmente na era do boom das redes sociais. Há alguns anos atrás nenhum dono de restaurante poderia imaginar a revolução que smartphones, tablets e aplicativos trariam para o trabalho deles, do relacionamento com os clientes até a forma de receber reservas e fazer publicidade.

É importante desenvolver a própria criatividade e ter o próprio estilo quebrando os padrões clássicos de restauração, em algumas situações há aqueles que preferem abraçar a esfera cultural, artística e teatral, ou que se propõem a reproduzir um ambiente que coleta sugestão de diferentes lugares do mundo. 

Pessoalmente vi restaurante com horta interna, com um palco dedicado aos shows, seja para artistas ou para os clientes que contavam histórias, restaurante onde você pode desenhar nos jogos americanos e depois vê sua própria arte exposta, ao que reproduzem os costumes e a culinária de diferentes países.

É ótimo se concentrar sobre esses aspectos mas é claro que tem de ser somente depois que se estabeleça uma base sólida sobre a qualidade da comida, que não deve faltar se quisermos criar uma excelente experiência.

Todas essas sãos experiências que hoje mais do que nunca, os clientes espalham quase em tempo real nas redes sociais. É por isso que a forma, mesmo virtual, de interagir com os clientes que frequentam uma sala, se tornou uma das ferramentas necessárias que o dono do restaurante dispõe para contribuir ao sucesso e a reputação de seu próprio “produto”. Todo mundo se torna, em certo sentido, testemunhas.

O cliente se torna testemunha dos restaurantes que frequenta e, de alguma forma, juiz, para melhor ou para pior. Tem a possibilidade, através do seu smartphone, de compartilhar impressões, fotos e informações com os próprios círculos de contatos e quem quiser. Hoje vários donos de restaurantes têm enfatizado a crescente atenção à apresentação dos pratos pensando apenas na tendência dos clientes de fotografar e compartilhá-los nas redes sociais.

De fato, a comunicação via imagem, garantida em qualquer lugar e a qualquer hora, permite compartilhar receitas e ambientes da moda; é cada vez maior o número de quem quer compartilhar a própria experiência gastronômica e do “jet-set moment”  com outras pessoas, sejam amigos ou followers. O protagonismo do “eu também estou aqui e você?” é a grande alavanca na qual o círculo virtuoso da propaganda para chegar a ser tendência começa, e quanto mais a experiência surpreende mais ecoa.

Tudo isso precisa se traduzir em uma atenção na comunicação não apenas na “coisa”, mas também no “como” e permite que as pessoas sintam o desejo de ir ao mesmo lugar para viver a mesma experiência e compartilhar.

Mais qual é o valor agregado da tecnologia em uma palavra? Com certeza CONFORTO e PLANEJAMENTO, para ambos, cliente e restaurante. 

O cliente procura o restaurante mais adequado para ele e com o compartilhamento das informações descobre novas realidades. 

O dono do restaurante tem um gerenciamento mais planejado de reservas, aproveitando também dos serviços como pedidos e delivery, mas tem a grande possibilidade de tornar-se conhecido realizando ações específicas de marketing e publicidade através do próprio “formato” e interceptar novos clientes.

E para os outros setores, você pensa que não seria a mesma coisa?

Comece AGORA!

Fique Ligado

Até a próxima

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email