Qual foi a última vez que você disse Não?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Qual foi a última vez que você disse Não?

Ser capaz de dizer Não, corresponde à compreensão de que outros podem nos reconhecer pelo que somos, mesmo que não concordemos com eles.

Como é que uma palavra tão pequena pode criar tantos problemas ao pronunciá-la?

Dizer Não as vezes cria muitos problemas, especialmente porque traz em prática uma série de emoções negativas que são difíceis de tolerar.

Respondendo com um Sim para tudo, mesmo quando você pensa exatamente o oposto do que está dizendo, esconde claramente a necessidade de ser complacente em relação ao outro, porque temem que algo catastrófico, difícil de gerenciar, possa acontecer.

Dizemos Sim porquê temos medo de não agradar o outro e consequentemente o outro pode ter um mau julgamento da nossa pessoa ou por medo do conflito e das consequências que isso possa trazer no futuro, ou ainda o medo de perder uma oportunidade importante e que nunca pode voltar.

Dizer Não destaca nossas necessidades e nos faz entender que somos pessoas diferentes com suas próprias necessidades a serem consideradas e respeitadas.

Uma pesquisa mostra que é mais fácil responder com um Sim a um pedido porque dizer Não faz você se sentir desconfortável e traz emoções negativas como culpa, vergonha e medo. Isto é especialmente verdadeiro quando as pessoas se encontram a tomar uma decisão cara a cara.

No caso remoto em que você teve que responder com um não, parece que é mais provável que diga Sim aos pedidos subsequentes. A sensação de culpa que deriva de ter dito Não determina a necessidade de remediar o dano causado para recuperar o alegado errado feito, sem criar inconvenientes adicionais.

Em um estudo publicado no jornal “Personality and Social Psychology Bulletin”, a Dra. Bohns com a sua equipe, descobriram que esse comportamento é determinado pelo sentimento de pertença a um grupo social. Assim, dizer Não faria com que você se sentisse em perigo de expulsão e consequentemente comprometeria as relações sociais.

Em suma, dizer Não significa responder e não se adaptar às pressões cognitivas e sociais ditadas por terceiros e isso serve para proteger nossos valores.

E Agora?…. Qual é a melhor maneira de recusar um pedido?

Aqui estão algumas sugestões.

  1. Seja simples e direto ao dar uma resposta:
  • Obrigado, mas não posso.
  • Obrigado, mas não consigo.
  1. Motivar a resposta ao se referir a circunstâncias externas:
  • Não Obrigado, tenho outro compromisso.
  • Me desculpe, mas prometi a meu filho passar algum tempo com ele.
  1. Seja convincente, mas educado:
  • Prefiro recusar, desculpe-me;
  • Não, muito obrigado.

Basicamente seria bom que:

  1. Treine dizer Não para não ser sem palavras se esse evento ocorrer.
  2. Crie frases pré-fabricadas, tais como: “Eu pensarei sobre isso”, para ser usado, se necessário.
  3. Adiar uma resposta aumenta a possibilidade de dizer Não.
  4. Suavizar o tom da voz para que o não mencionado não ofenda demais as pessoas.

Comece AGORA!

Fique Ligado

Até a próxima

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email