Como Consultor, sei perfeitamente como, na administração de negócios evoluído, o conceito de planejamento estratégico é uma das ferramentas mais importantes. O planejamento estratégico consiste em um processo de gerenciamento contínuo e persistente em que os executivos, de uma forma e os gerentes da empresa, da outra, determinam os parâmetros que a empresa deve seguir a curto, médio e longo prazo.
Uma vez definidos os objetivos de médio e longo prazo da empresa, o planejamento estratégico também define as diretrizes diárias da empresa, buscando e fornecendo aos gerentes informações para tomar as melhores decisões.
Não é por acaso que sempre afirmei como consultor que é preciso ser capaz de antecipar o mercado e prevendo as tendências. Uma empresa que não tem um planejamento, é como uma folha seca à mercê do vento, um navio vagando sem rumo no perigoso oceano, sem rompimento.
Para os executivos é necessário poder focar nos objetivos, tarefa extremamente difícil e complexa. De fato, se nos concentrarmos exclusivamente no planejamento de longo prazo, corremos o risco de que os problemas operacionais sejam negligenciados e a empresa perca eficiência.
Por outro lado, se a concentração é baseada apenas nas de curto prazo, existe o risco de negligência no cuidado dos assuntos estratégicos. Consequentemente, para evitar que a situação fique estagnada, uma empresa deve ter um propósito e deve ter uma razão para estar.
Nesta situação, o CEO não deve desempenhar exclusivamente o papel de um bombeiro que só é ativado para extinguir um incêndio. Ou seja, não devemos nos limitar a intervir para resolver as questões relacionadas a um problema, mas devemos ir diretamente às origens da questão precisamente para evitar tais situações.
O planejamento estratégico pode ser implementado com base em quatro etapas básicas. A primeira, é a definição da missão corporativa da empresa, a segunda é a análise e a determinação da situação da empresa, a terceira etapa é a definição precisa dos objetivos da empresa, enquanto a quarta e última etapa é a definição de estratégias de negócios.
No planejamento estratégico, a missão da empresa pode ser entendida como a razão da empresa ser. É a missão da empresa que define onde os esforços diários dentro da empresa serão direcionados. Portanto, uma vez definida a “missão da empresa”, uma vez conhecida a situação externa e interna da empresa, através da execução de estudos do gerenciamento patrimonial chega a hora de definir com precisão os objetivos da empresa.
É, portanto, na fase de definição de estratégias, o momento em que os gestores devem poder planejar e atribuir as tarefas relacionadas a todos os envolvidos na empresa, de modo a alcançar os objetivos. Se a empresa planejou bem, analisou o mercado corretamente, definiu os objetivos viáveis e adotou estratégias inteligentes, certamente alcançará seus objetivos.
Conclusão, o potencial de crescimento não deve ser desperdiçado concentrando-se em objetivos medíocres, de igual forma é inútil gastar energia preciosa na tentativa de alcançar um objetivo impossível.
É preciso sempre realizar uma análise bem equilibrada para alcançar resultados satisfatórios e levar a empresa adiante de forma homogênea.
Comece AGORA!
Fique Ligado.
Até a próxima.
MMassimo