Mais uma grande varejista está vindo no mercado brasileiro, a sueca H&M anunciou planos para lançar suas lojas no Brasil em 2025.
A H&M quer continuar sua expansão na América Latina, entrando inicialmente nas principais cidades do sudeste do Brasil, visando aumentar ainda mais sua presença em todo o país ao longo do tempo.A H&M abriu sua primeira loja na América Latina no México em 2012, e hoje também está presente no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica. “Com uma população de mais de 210 milhões de habitantes no Brasil e uma forte valorização da moda, há um grande potencial de expansão no mercado”, diz a empresa em seu comunicado.
Como a H&M tem todos esses recursos? Com certeza uma boa parte entra através ações de marketing, mas como está estruturado o marketing dessa potência sueca? Vamos dividir essa análise em dois posts, pois são vários pontos para analisar.
As lojas de roupa têm um objetivo, que é que ninguém saia sem fazer uma compra, o segredo da sua popularidade tem sido baseado na estratégia de marketing, mas qual é a estratégia de marketing da H&M?
Vamos lá.
A localização dos manequins é estudada nos mínimos detalhes, a entrada das lojas físicas desta marca, podem ver-se vários manequins com as roupas mais caras, os manequins ostentam sempre roupas de qualidade, ao contrário do que se encontra em cabides ou balcões.
O local onde os manequins estão localizados é considerado a zona quente, e atrás deles você encontra facilmente as peças que vestem sem precisar percorrer toda a loja na forma tal que o comprador pegue os produtos da área quente e não saia procurando outras peças com custo bem menor.
O projeto da loja é outro ponto fundamental, o marketing se foca em proporcionar uma experiência agradável ao consumidor e o objetivo da loja não é apenas ser um lugar para fazer compras, e os designs de interiores das lojas são elaborados pelo departamento de arquitetura da marca. Neste projeto, cada detalhe do interior pode ser apreciado, lâmpadas, prateleiras e até escadas ganham um toque especial, o objetivo é que o cliente se sinta confortável na hora de comprar e queira voltar, além disso, graças ao design interior impecável, incentiva os compradores a tirar selfies e depois compartilhá-los nas redes sociais.
O design das roupas é estudado diretamente por uma equipe interna, ao contrário de outras lojas de moda, a H&M possui uma equipe de design que se encarrega de desenhar modelos ou copiar modelos prontos, essa característica traz exclusividade, uma grande vantagem para o comprador que não gosta de se vestir como todo mundo e para realizar seus designs, H&M considera as peças que estão na moda para criar suas coleções, além disso, esta empresa realiza uma competição todos os anos em que premia o talento de seus designers, dando ao vencedor uma quantia significativa em dinheiro.
O alvo específico é outro ponto em que alavancam, a maioria dos seus clientes pertencem à geração millennial, assim que a comunicação da empresa possa se focar neste público-alvo específico, utilizando anúncios também que convidam ao consumo racional e, por sua vez, convidam você a cuidar do meio ambiente. Da mesma forma, as mesmas campanhas estão repletas de feminismo, enfatizam tamanhos grandes, celebridades, pessoas comuns e pessoas com deficiência.
Vale ressaltar que nas fotografias postadas nas redes sociais para suas campanhas, a H&M não apaga as estrias ou cicatrizes que suas modelos possam ter. E é um recurso que ajudou a atrair um novo público e a fidelizá-lo.
Desde 2004 que uma vez por ano contam com a colaboração de designers de renome no mundo da moda e esta tem sido uma estratégia de vendas da H&M, uma vez que as colaborações entre diferentes marcas têm o poder de funcionar de forma eficaz.
Quando com Karl Lagerfeld criaram uma coleção cápsula, que esgotou em menos de 25 minutos, mas as colaborações se espalharam criando roupas fascinantes com Versace, Roberto Cavalli e muitos outros.
Colaborações com celebridades que atuam como influenciadores, sim, porque a empresa H&M também colaborou com grandes celebridades, tanto pela publicidade quanto pela apresentação de seus melhores vestidos no Met Gala, além disso, várias celebridades aparecem em vários tapetes vermelhos vestindo itens exclusivos da H&M como Winona Ryder, que estava no Oscar de vestido preto, E é daí que vem o lema da marca: “As nossas roupas não são piores do que as marcas de luxo e permitem-te parecer como o teu ídolo”.
A estratégia dessa empresa sempre foi criar moda sem causar danos ao meio ambiente, e sempre fizeram essa comunicação mostrando que usam algodão orgânico para produzir suas roupas e que cultivam sem o uso de inseticidas ou outros produtos químicos.
A coleção “Conscious” é toda feita com materiais orgânicos.Para a H&M, os recursos naturais não são limitados. Assim, é possível dar uma segunda vida às roupas usadas.
A empresa desenvolve bem a parte da na loja online, milhões de pessoas usam a internet para comprar produtos e serviços e Isso significa que uma marca que não tem presença online dificilmente terá visibilidade.
O plano estratégico da H&M é também mostrar os seus produtos online, antes de serem vistos nas prateleiras e nos manequins das lojas físicas.
O site oficial da H&M é atualizado todas as quintas-feiras às 8 da manhã e para agradar seus clientes eles também oferecem a opção de “frete grátis”.
O marketing é muito favorável nos mercados de hoje, além de destacar a vantagem competitiva, permite uma boa segmentação de mercado.
Estes são os pontos mais relevantes da estratégia de marketing da marca H&M e quis escrever esse post para que você possa entender o grande trabalho e estudo que está nos bastidores para que uma empresa possa escalar e manter o próprio sucesso planetário.
E você é detalhista no seu trabalho? Quer melhorar o desempenho da sua empresa? Entre em contato sem compromisso faremos juntos uma análise dos passos a implementar para iniciar o caminho para o sucesso.