Você conhece seus clientes?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Você conhece seus clientes?

Muitas vezes quem tem uma ideia para realizar um negócio, tende a se concentrar mais em seu “produto”, ofuscando as necessidades do “cliente” que está na base de seu projeto.

Parece uma afirmação forte mas na realidade isso pode acontecer até mesmo com pessoas experientes nos negócios que tendem a se concentrar mais nos detalhes técnicos do produto ou do serviço oferecido e menos das motivações do porque esse produto ou serviço é oferecido ao mercado, ou seja, se acaba prestando menos atenção para quem realmente irá utilizar o produto ou o serviço para satisfazer uma necessidade ou para resolver um problema.

Na fase inicial de uma nova atividade, pular a definição do cliente ideal é realmente perigoso e poderia colocar todo o projeto em risco. Consequentemente, ao preparar seu caminho para lançar sua nova empresa ou profissão, um dos pilares será definir precisamente seu cliente ideal e seu público, definindo praticamente uma “persona”.

Em alguns textos eu o ouvi chamar até de Avatar então, chame como que quiser, mas estamos falando sobre essa pessoa, ou empresa, que decidirá desembolsar um dinheiro para obter um produto ou serviço de você para atender às próprias necessidades ou resolver os próprios problemas. É muito importante definir seu cliente ideal para o sucesso dos seus negócios!

Vamos começar por: exigência, problema ou necessidade? Esta é a primeira reflexão para ser feita.

Conseguir definir o cliente ideal significa que as suas necessidades são claras e como ele as atende hoje; se fosse uma empresa, igualmente temos de definir o tamanho, o setor, o volume do negócio, a localização geográfica, etc, enfim, todas aquelas características que traçam um perfil de identidade a ser contatado, posteriormente, com as estratégias de marketing e comerciais.

Nisso você tem que ser o mais detalhado possível, não negligenciar detalhes e sim adicioná-los, refletir sobre suas necessidades, e então pensar sobre como o produto ou o serviço irá satisfazer a mesma. Quando você fizer essa etapa verá como a abordagem muda e como o produto e o serviço se adaptarão para melhor atender a essas necessidades e não o contrário.

Saiba que, quanto mais claro for o seu cliente ideal, menos esforço e orçamento de ‘marketing’ você precisará para alcançá-lo. No sentido de que cada euro gasto em comunicação ou ‘marketing’ será mais eficaz para alcançar esse perfil. Para entender o quão verdadeira é essa afirmação é só fazer uma campanha nos anúncios genéricos do Facebook e ver o quanto é fácil gastar muitos reais em cliques inúteis, ou fazer uma campanha direcionada na qual os parâmetros de pesquisa sejam claros desde o início. Menos cliques, mas muito mais eficazes, a “conversão” por cada cliente irá ser mais in conta.

Em suma, se você está no começo, a estratégia de pesca de arrasto pode ser muito cara e ineficaz, então é melhor adotar uma estratégia de metas claras e acertos direcionados.

Bem, mas como você define seu cliente ideal?

Vamos fazer perguntas para ajudar. Por exemplo: se o seu cliente ideal é uma pessoa física essas podem ser perguntas úteis:

Aspectos Demográficos:

  • Que idade ? De… Para…
  • Homem ou mulher?
  • Profissão ? É um profissional ? Ou é uma dona de casa ? Trabalha em que ?
  • Quais são seus hobbies ?
  • Casado? Tem filhos? Tem filhos que já são adultos e deixaram a casa da família?
  • Quais programas assiste na televisão? Quais sites visita?
  • Que tipo de estilo gosta? Moderno ou clássico?

Uma sugestão que pode ajudá-lo é dar um nome e um sobrenome ao seu cliente ideal… Ele ajudará você a ter uma ideia muito mais concreta da pessoa em sua mente!

Aspectos psicológicos:

  • Seu cliente ideal está em uma situação de dificuldade ou necessidade?
  • Tem um desejo específico?
  • Tem alguma insegurança ? Ou algum medo ?
  • Tem objetivos específicos?

Aspectos comerciais:

  • Seu cliente ideal está disposto a gastar para resolver seu problema?
  • Se sim, mais ou menos quanto?
  • Normalmente como costuma usar esse produto / serviço? Compra na internet, em uma loja ou fazendo uma encomenda por catálogo?

Claro que não tem de hesitar em adicionar todos os detalhes que lhe vêm à mente, também pode criar perfis diferentes, ou seja, várias “persona” que se enquadram, mas tem, por exemplo, um trabalho diferente.

Comece AGORA!

Fique Ligado

Até a próxima

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email