Este ano minha princesa no carnaval se fantasiou de odalisca, ela adora essas tipologias de costume. Fizeram uma festa na escola dela aberta aos pais para participarem, chegando lá todas as crianças estavam desfilando com diferentes fantasias, uma alegria imensa.
Minha atenção se pegou a um menino que corria incansavelmente por todos os lados da quadra onde estava acontecendo o desfile, fazendo gestos de ter superpoderes, na verdade, era um comportamento congruente porque ele estava fantasiado de Superman.
Era engraçado ver como entrou no personagem, era orgulhoso e forte, assim como o do desenho animado que nos acompanhou por muitos anos.
Então comecei a fazer um paralelismo, porque Clark Kent, a identidade secreta do Superman, é capaz de voar, é super forte, dispara laser com os olhos, é invulnerável.
Com todos esses poderes, a explosão de seu mundo natal lançou alguns fragmentos de meteoritos para Terra, fragmentos misteriosos que contêm um material particular, a criptonita.
A criptonita tem a particularidade de fazer do Superman um ser humano como todos os outros – ainda pior, eu diria, já que ele nem consegue se levantar e muitas vezes rasteja como um peixe fora d’água.
Torna-se fraco. Frágil. Vulnerável.
Em outras palavras, as origens do kryptoniano faz com que na terra tenha grandes vantagens e um enorme ponto de fraqueza que consegue colocar sua vida em risco.
A mesma coisa, se você pensar, se aplica hoje aos empreendedores veteranos.
Cresceram realizando as negociações na velha maneira, e isso lhe deu enormes poderes – especialmente em termos de disciplina e caráter pessoal.
Mas as origens desses heróis – porque os empreendedores brasileiros são de considerar verdadeiros HERÓIS, carregam uma pedra enorme de kryptonita.
É uma rocha gigante imaginária na forma de “Sempre foi assim” que mora na cabeça deles.
Por que isso para os empresários é como a cryptonita para o Superman?
Simples: porque o impede de explorar plenamente as próprias habilidades e afeta a evolução.
Não é que eles morram, o Superman não morre em contato com o criptonita..… mas se torna extremamente mais fraco.
Da mesma forma, os empreendedores que acreditam na história “Funciona assim, porque sempre fizemos assim”, mostram-se mais vulneráveis quando estão negociando.
O melhor: eles produzem resultados mais baixos do que aqueles que poderiam ser obtidos removendo a pedra verde da cabeça e transformando suas habilidades em algo ainda mais extraordinário.
Remover a criptonita do cérebro significa dar a chance de mudar, evoluir como empreendedor.
E significa também desenvolver o seu conhecimento e os seus poderes para um nível que até agora era impossível para você alcançar, sendo que na cabeça o “eu sempre fiz isso” dominou seus pensamentos por um longo tempo, guiando suas escolhas.
Hoje você tem a possibilidade de se livrar da criptonita e se abrir a um mundo que te espera de braços abertos para restaurar aqueles poderes que o hábito e a evolução dos mercados pareciam ter levado para sempre, faça como Superman, recupere as forças mais rapidamente e voe para o sol.
Eu não vou te dar nenhuma capa, nem macacão azul e cueca vermelha em cima de sua calça…mas como evitar que suas negociações acabem na guerra dos preços.