Agora vamos realmente para os colchões…… mas como eu falo?
Como Sonny.
“Não, não desta vez, consigliere, sem mais discussões, sem mais reuniões, sem mais truques de Sollozzo, você dá a eles uma mensagem, eu quero Sollozzo, se não, é toda a guerra, vamos para os colchões!” ?Sonny Corleone – Filme O Poderoso Chefão
Calma, não virei um mafioso rsrsrsr , é somente para você entender que tem um momento que você como empresário tem de dizer “CHEGA!”
Na minha citação quem fala “chega!” é Sonny Corleone no filme O poderoso chefão, a frase é uma espécie de ditado italiano que tem uma referência histórica quando um nobre protege as torres de seu castelo com colchões contra a artilharia inimiga, o significado passou a ser “preparar-se para guerra”.
Agora:
Pegue uma folha, pegue uma caneta e responda a essas perguntas:
Quem decide na sua empresa?
Quem fecha os negócios?
Quantas pessoas são para decidir?
A final de contas, quem bate o martelo?
Se estas perguntas lhe parecem estranhas por que, muitas vezes, você se vê fazendo tudo sozinho?
É normal que você sinta a necessidade de manter toda a empresa sob controle e, consequentemente, que precise ser onipresente dentro dela.
Mas se você é o chefe, por que precisa aceitar que são as pessoas da sua empresa que decidem como você pode organizar sua vida e seu tempo?
Você tem sócios? E quais os papéis deles na empresa?
Ou tem um que se você diz branco e ele responde preto?
Tipo que você deseja investir para melhorar o marketing e na opinião dele:
não é a hora certa para fazer isso ou o dinheiro deve ser gasto em outras coisas,
ou simplesmente acha tudo besteira.
Saiba que nas empresas de sucesso, os papéis e os poderes são definidos de forma clara e limpa e ninguém interfere na decisão do outro, é claro que você precisa ter as habilidades necessárias para “agarrar” o papel.
O problema com as empresas que não trabalham, ou melhor que trabalham mas que não duram muito, ou pelo menos duram enquanto não há dinheiro rodando porque assim que começa a rodar começa a guerra, bem o problema é que nascem em um domingo de churrasco onde tem amigos com habilidades desequilibradas e as escolhas daí para frente são ditadas apenas pela emoção e amizade, infelizmente, os dois primeiros fatores se acabam quando começa a cair a primeira ficha.
Se você estiver nessa situação, é a hora de corrigir as coisas, entre em contato comigo e eu o ajudarei a planejar tudo de novo, analisar as pessoas, ver as skills, as habilidades deles, no caso se precisar preencher quaisquer lacunas e redistribuir os papéis corretamente.
Comece a guerra para encontrar sua paz.