Você está cansado todos os anos de colocar sempre as mesmas boas intenções?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Você está cansado todos os anos de colocar sempre as mesmas boas intenções?

Quantas vezes você se perguntou como os outros sempre podem acordar no início da manhã para correr, perder peso, iniciar um programa de treinamento físico ou outras atitudes diferentes com constância e determinação?

Os exemplos podem ser muitos e diferentes dependendo de suas necessidades, mas a história que se repete é sempre a mesma: toda vez que você começa alguma coisa  acaba deixando pela metade.

No começo você se sente motivado e talvez até entusiasmado por começar uma nova “aventura”, ou pelo menos você se sente capaz de realizar essa tarefa importante que você teve pendente, maaaas….. em algum momento você irá se sabotar; sua motivação e sua capacidade de se concentrar na sua nova aventura diminuem lentamente para desaparecer deixando você sem interesse, vontade e motivação para realizar o que você teve tão fortemente iniciado.

Já aconteceu com você? Acho que sim.

É uma atitude que muitas vezes deixa resultados desagradáveis e negativos, começamos a ter a sensação de ser incapazes de manter compromisso, de ser sem iniciativa, ou pior, começamos a perder autoestima e confiança nas nossas habilidades e na nossa força e determinação. A longo prazo, tal atitude pode causar sofrimento psicológico devido ao declínio da autoestima e da motivação, a uma sensação de aborrecimento e desinteresse generalizado, a uma forma de apatia e preguiça irritantes que nos impedem de desenvolver habilidades e capacidades que em vez disso, nos servem para se tornar realidade!

Adiar algo é uma forma de evitar o desconforto que você sente quando tiver que se comprometer: Vamos agora analisar 4 pontos que podem causar esse comportamento de procrastinação:

1) Você tem medo de não fazer as coisas “até a perfeição”, então no final você deixa tudo pra lá;

2) Você não quer enfrentar compromisso e dificuldade preferindo estar em uma zona de conforto como ficar nas redes sociais, sair com amizades fúteis ou assistir TV;

3) Pensa que após completar este compromisso haverá um “vazio”na sua vida;

4) Tem real temor da mudança (isso acontece especialmente no caso de dietas).

Na maior parte dos casos é falta de ter autodisciplina, que não é um dom inato mas uma qualidade que é adquirida através do exercício constante. Se pela manhã quando o alarme toca, em vez de se levantar e se ativar você continua a dormir “mais 5 minutos”, ensina a sua mente a ser preguiçosa, se você estiver em dieta e depois do jantar não desiste da porção de bolo você esta condicionando a sua mente a ser fraca e a ceder às tentações deixando-a ser pouco confiável.

Esses comportamentos vão ensinar que você não pode confiar só na sua força de caráter e na sua determinação porque são totalmente incapazes de se comprometer sozinhas mesmo quando é importante e útil para seu bem-estar e para sua realização. Você aprenderá gradualmente que você é fraco e incapaz, mas na realidade como você aprendeu a ser medroso e fraco, você pode aprender a ser determinado, forte e autoconfiante! Só Precisa só de treinamento!

Agora vamos analisar 4 pontos fundamentais para começar qualquer percurso de transformação com pé direito.

1) Simplifique e faça ordem: se a sua vida é bagunçada e caótica, cheia de mil coisas para fazer e tudo parece igualmente importante e se você tiver pouco tempo disponível para seus interesses você deve primeiro estabelecer prioridades e eliminar a redundâncias; evite se sentir sobrecarregado com coisas inúteis para fazer ou das circunstâncias e aprenda a renunciar ao que não é urgente ou necessário. Desta forma você pode usar tempo e energia de forma finalizada e ordenada.

2) Gradualidade: aprenda a ter disciplina isso não acontece de um dia para o outro. Saiba que é como treinar um músculo é preciso tempo e perseverança mas no final a recompensa será realmente excelente! Em seguida, estabeleça objetivos simples e alcançáveis através de uma “lista de objetivos” e divida-os em subobjetivos;  Isso permitirá que você prossiga com a gradualidade correta em direção ao objetivo final sem esforços desnecessários.

3) Aprenda a disciplina com jogo de prêmios e punições: você pode pedir o apoio do parceiro, um amigo, um colega de trabalho ou outro membro da família. Defina-se para se recompensar a cada vez que você completa um compromisso e também defina uma “punição” sempre que falhar no compromisso.

4) Não se deixem bloquear pelo fracasso: não use a ele como uma desculpa para desistir e voltar na rotina usual imediatamente! Quando uma criança cai da bicicleta enquanto aprende a ir sem rodinha todo mundo sugere para não desistir e voltar até conseguir e encontrar o equilíbrio necessário e isso só pode acontecer através de tentativas e tentativas repetidas, então você deve fazê-lo.

É um compromisso inicialmente muito difícil, mas ao longo do tempo ele se tornará extremamente fácil.

“Paciência, perseverança e trabalho árduo criam uma combinação imbatível para o sucesso.”

Napoleão.

Comece AGORA!

Fique Ligado.

Até a próxima.

MMassimo

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email