Você quer ser Cameron ou o Titanic?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Você quer ser Cameron ou o Titanic?

Ontem assisti novamente pela enésima vez ao filme Titanic , é bom ver os colossais sabendo também que este trata de um fato realmente acontecido, faz você experimentar as emoções do navio que afunda de uma forma mais intensa e envolvente, identificando-se com quem estava lá e que realmente viveu esse desastre.

Além da maravilhosa história do filme, tem também a história da realização do filme que é da mesma forma muito apaixonante, por exemplo, saber que originalmente o filme foi orçado em 100 milhões de dólares e no final aproximou-se dos 200 milhões alcançando o recorde do valor maior do que qualquer outro filme na história.

Hoje talvez seja difícil acreditar, mas na época o sucesso do filme estava longe de ser óbvio, com muitos artigos  da imprensa atacando sobre os custos desproporcionais da realização que junto ao atraso de seis meses do lançamento do filme trouxe muitos a pensar em um flop anunciado.

Até mesmo o diretor estava sujeito a esses medos, e para tranquilizar a 20th Century Fox e a Paramount (que haviam dividido os custos e os direitos de distribuição) renunciou tanto ao seu salário (8 milhões de dólares) quanto à porcentagem da receita final que estava no contrato dele.

No final, o filme foi um sucesso estrondoso, arrecadando quase 2 bilhões de dólares com um ano passado nos cinemas e ganhou 11 Oscar, incluindo os de melhor filme e direção.

Os esforços foram recompensados. 

A coragem de realizar um projeto mantendo-se focado em momentos difíceis quando tudo parecia jogar contra e  além disso sempre exigindo o necessário para chegar no final da forma estabelecida desde o começo tendo o resultado perfeitamente igual ao esperado e planejado; sim, tudo isso pode ser só  ópera de um visionário que sabe perfeitamente o que acontecerá no final.

Parece quase a historia da Tesla não é?  Mais para isso iremos fazer outro poste.

Mas como você pode continuar acreditando em meio  à tempestade? Habitua-se, é a solidão do empresário.

É também assim no caso das empresas, quando novos projetos são enfrentados, ou quando uma nova empresa é aberta, ou um novo produto é lançado, ou mudanças importantes são feitas e passamos por momentos muito difíceis…. O que nos faz levantar de manhã e dizer que não acabou?

Bem, vou te dizer imediatamente o que faz você continuar a acreditar em seu projeto, mas primeiro quero te contar outra coisa importante a saber na área de empreendedorismo, lembre-se sempre dessa frase: “não acabou até que você o decida”.

Isso não significa que você deve continuar teimosamente, talvez continuando a cometer o mesmo erro, você tem que analisar o que está dando errado, aprender com a falha e repetir de outra forma.

Mas voltando à questão inicial, como você pode continuar acreditando no meio da tempestade?

Os números são os que você tem que segurar.

Tomemos como exemplo do diretor do filme que também é um empresário que realiza um produto a ser vendido, James Cameron era conhecido pelo seu estilo ditatorial, temperamento forte e obsessão pelo detalhe, queria chegar ao fim como ele queria. 

Foi focado, já imaginava o filme como tinha que ser montado e a repercussão que poderia ter no mundo.

O planejamento o salvou, apesar ter dobrado custos e prazo já tinha o resultado em suas mãos, ele sabia que não havia filmes que pudessem competir com o seu e que estava realizando um colossal.

A sua empresa, seu business e sua forma de trabalhar devem seguir as mesmas características e a mesma dinâmica.

Excelente planejamento inicial, plano de negócios, modelo de negócio, pesquisa de mercado e estudo de competidores.

O trabalho bem feito, o foco, a obsessão de perfeição para o sucesso de um resultado excelente, confiou tanto nele mesmo ao ponto de desistir do próprio salário.

Seu resultado perfeito é a satisfação dos clientes e você tem que trabalhar exclusivamente para isso, tudo tem de se encaixar de forma perfeita para que os clientes possam viver uma experiência, seja produto ou serviço, se lembrar de você e falar com os outros do seu serviço.

O que importa não é a perfeição do produto, mas toda a história que você será capaz de criar em torno e como você será capaz de gerenciar os clientes, se você pensar sobre isso entre as três maiores empresas globais de alimentos em nenhuma temos a excelência dos produtos, sim porque, na verdade, os hambúrgueres de Mc Donald não são qualitativamente os melhores, a Starbucks não faz um bom café, Pizza Hut tem pouco a ver com a real pizza italiana  e vamos ser sinceros, nessa tábua de madeira poderia ter vaga também para o Jack além da Rose, mas assim o filme teria um final diferente que provavelmente não arrecadaria 2 milhões de dólares.

A experiência do Titanic também nos leva a fazer outra avaliação que hoje todos nós estamos  sujeitos a cair nessa armadilha, querer “tudo e imediatamente.” 

Hoje com o imediatismo das informações e das conexões entre as pessoas, somos acostumados a ter qualquer resposta, (às vezes bastante aproximativa) imediata, e nosso cérebro se acostumou que qualquer sacrifício apto para ter um resultado, esse último tem de ser instantâneo, mas se vamos analisar bem seria exatamente o oposto.

É justamente com toda essa informação que temos disponível que garante uma necessidade de tempo e um trabalho constante para conseguir criar uma necessidade e uma imagem que pode caber nas mentes das pessoas, os mesmo que depois possam se tornar nossos clientes.

Não esqueçamos que no momento do impacto o Titanic estava indo a 21 nós (40 km / h) para que a chegada em Nova York pudesse ser antecipada de 3 dias da viagem planejada, mas para evitar o impacto deveria ter ido a 11 nós (17 km / h). 

O respeito pelo tempo e a constância (paciência) são ingredientes essenciais para alcançar novos sucessos com a sua empresa e não acabar como o nosso pobre Titanic.

Torne-se uma empresa Colossal no seu setor, siga a receita de Cameron com a metodologia aplicada ao seu negócio.

Como? Venha aprender mais sobre meu Método e zarpe pela conquista de novos mercados.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email