Você sabe a quantos clientes pode vender?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Você sabe a quantos clientes pode vender?

Se você tem uma empresa ou se você é um profissional, você sempre precisa de clientes, eles são seu verdadeiro patrimônio, e como sempre te falo você tem que concentrar sua força para poder encontrar novos a cada dia.

Vamos analisar quais são e quais poderiam ser seus clientes e para quem você pode vender:

Clientes atuais: eles são os clientes que você tem agora. Eles são um tesouro imensurável e, graças a estratégias especialmente projetadas de upselling e cross-selling, serão transformados em uma extraordinária fonte de dinheiro;

Clientes referral ou de referência: quando um cliente fala bem sobre o seu produto ou serviço e te apresenta um novo contato, isso é um cliente de “referral”. É menos fácil vender a essas pessoas do que os clientes atuais, mas é mais fácil vender do que a novos clientes, porque você é fortalecido da palavra de um de seus clientes (quem conhece essa pessoa) que pode garantir a você;

Clientes perdidos.

Os clientes perdidos são o terceiro grupo de clientes mais fáceis de vender.

Estamos falando de clientes que não voltaram para você.

Por que eles não vêm mais até você? Por que você os perdeu? Vamos ver seis razões pelas quais iremos analisar uma a uma, começando com as menos importantes.

Vamos começar do último, o menos relevante: o preço.

Você é “muito caro”.

Sabemos que não é um problema o “muito caro”, mas é um problema de brand (marca) imaturo e mal posicionado que não justifica uma certa demanda por dinheiro. Se alguém começa abaixo de zero e a marca nem sabe o que é, deve saber que, na verdade, uma das razões pelas quais as pessoas não voltam é o preço.

Isso significa que você tem que abaixá-los? NÃO! Porque é verdade que é uma das 6 razões, mas além de ser um “falso problema” … É até mesmo o sexto no ranking em ordem de gravidade. Então vamos ver os outros.

Em quinto lugar temos as mudanças. Isso tem sentido mais as empresas como restaurantes ou clubes, mais tendencialmente quando uma pessoa vai morar longe de seu estabelecimento provavelmente não virá mais.

Quarto lugar? Mau atendimento ao cliente. Você os tratou mal e as pessoas não esquecem. Cuidados porque o treinamento dos funcionários é um argumento importante e sensível pelo sucesso de uma empresa.

Vamos entrar agora no pódio.

Em terceiro lugar das razões pelas quais seus clientes não vêm mais na sua empresa, encontramos um problema no produto ou do serviço, sim, produto ou serviço ruim, ou que não atende às expectativas e não deixa seus clientes satisfeitos. Muito ruim. Bom motivo para não voltar mais.

O segundo lugar vai para ter encontrado outro fornecedor / vendedor / prestador de serviço / produto, a partir do qual usar. Sim, segundo lugar, então fique bem atento porque se alguém começar a dar gasolina a fazer um pouco de marketing pode ser que você entre na “lista dos esquecidos” e na sua carteira de clientes existiram apenas EX clientes.

Agora tente adivinhar o primeiro motivo.

Sério, pense bem e pergunte-se: Qual é a primeira razão do porque os clientes não voltam para mim?

Vou te dizer: SE ESQUECERAM DE VOCÊ!!!

Em outras palavras, o maior percentual de seus clientes deixam de comprar de você porque eles esquecem.

Se esquecem. Não pensam nisso. Tem outras coisas que rodeiam pela cabeça deles.

O que isso significa?

Isso significa que uma das ações mais simples que você pode tomar para recuperar muito dinheiro e reabastecer sua carteira de clientes é lembrar a esses clientes que você existe e que você é pronto para recebê-los.

Soa muito fácil?

Ok, então vamos fazer uma aposta.

Converse com seus vendedores, seus colegas (ou se olhe no espelho se é você que vende) e pergunte: Quanto tempo é que não entramos em contato com pessoas que não compram mais de nós?

Assim como eles se esquecem de comprar, você se esquece de contatá-los novamente. Todos nós temos nossa cabeça sempre ocupada com mil coisas. Pensamos em nossos negócios, nossa vida, nossa família e tudo mais.

Não é tarefa dos seus clientes se lembrar de fazer negócios com você… É SUA tarefa de lembrá-lo!

Muitos deles hesitarão em voltar se você não os convidar a fazê-lo. As pessoas sentem vergonha de ter interrompido seus relacionamentos em total silêncio, e é necessário que você faça com que elas se sintam bem-vindas de qualquer maneira, sem fazê-las se sentirem julgadas.

O que você tem que fazer então?

Convide-os a fazer negócios com você novamente.

Já dissemos isso antes: a maior percentagem de clientes que não compram mais é formada por aqueles que esqueceram que você existe.

Lembre-o, e você verá muito dinheiro derramando em você que nunca teria pensado em fazer em tão pouco tempo.

Faça isso (mas sério) e depois me diga como foi.

E se você quer dar imediatamente uma norteada na sua empresa o que você está esperando para baixar aqui www.metomassimo.com.br/ebook essa ferramenta poderosa?

Hoje falamos de uma atitude super importante que com a ajuda da ferramenta que vou te dar de graça a sua empresa já pode começar a ver uma luz.  Eu aposto e você??

VER PARA CRER.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email