Você sabia que é a criatividade que transforma problemas em oportunidades?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Você sabia que é a criatividade que transforma problemas em oportunidades?

Um dos grandes mitos da vida é que a oportunidade bate a porta. A oportunidade não bate na sua porta, é você que tem de bater ruidosamente e continuar batendo até você entrar.

Um obstáculo é definido como “algo que bloqueia a estrada de uma pessoa ou dificulta o progresso”. Que tal transformar esse conceito e pensar em um obstáculo como uma oportunidade que espera ser encontrada?

Não se esqueça que o que pode parecer impossível para você pode ser visto como um desafio emocionante por uma outra pessoa. Da mesma forma você pode ajudar os outros em um problema diferente. Quando for a hora certa junte suas habilidades, trabalhe juntas e obtenha mais resultados!

O primeiro ingrediente que serve para transformar um problema em uma oportunidade é certamente o desenvolvimento de um pensamento criativo.

A criatividade não é uma prerrogativa dos poucos escolhidos, mas se esconde dentro de cada um de nós e geralmente a usamos sem perceber. Como explorar o potencial do pensamento criativo na vida cotidiana?

Estamos tão ocupados com o trabalho e com a nossa vida que nunca paramos para pensar sobre o que acontece em nossa mente quando nos deparamos com um problema a ser resolvido. Estamos convencidos, devido aos estereótipos, de que a criatividade é uma herança que só as crianças e os artistas possuem.

Na realidade o pensamento criativo está escondido em qualquer indivíduo e é usado inconscientemente por nossa mente em situações difíceis. A criatividade nos ajuda a desenvolver o denominado problem solving (resolução de problema), ou seja, a capacidade de transformar uma experiência difícil e problemática em um processo de crescimento construtivo pessoal.

Superar momentos difíceis, aparentemente impossíveis de resolver, implica um esforço da nossa parte para encontrar soluções alternativas e originais. Neste caso, o pensamento criativo é iniciado através de um processo mental que ajuda a refinar as habilidades de um indivíduo e transformar as fraquezas em pontos fortes.

A partir do momento que este processo “liga”, a pessoa pode enfrentar qualquer situação com um espírito diferente, com uma nova abordagem e com uma força interior que  antes ele não sabia que tinha.

Uma mente criativa coloca em ação um pensamento totalmente separado do tradicional e lógico; o pensamento criativo é capaz de empreender formas alternativas, atingindo as ideias não convencionais, pensamentos, percepções e conceitos diferentes dos mais comuns.

A criatividade nos permite alcançar os nossos objetivos tomando caminhos menos conhecidos mas muito mais eficaz.

Para nos ajudar a desenvolver o pensamento criativo da melhor maneira possível e aliar nossa mente à resolução de problemas é necessário liberar o pensamento da lógica tradicional e dos estereótipos que a sociedade impôs na imaginação coletiva.

É apropriado que nossa mente seja capaz de pensar livremente sem ser influenciada do lado de fora para poder encontrar soluções alternativas, nosso pensamento deve estar aberto a todas as perspectivas possíveis mesmo as mais imaginativas e bizarras.

Quando nos deparamos com um problema vamos tenta  abordá-lo com uma atitude criativa, tentemos por exemplo reverter a situação para vê-lo de um ponto de vista diferente buscando uma possível solução, até mesmo a mais absurda sem dar nada por certo. 

Além disso, é muito importante tentar não ver o problema como um erro ou uma falha pessoal mas como uma experiência positiva e o ponto de partida para uma nova e fantástica oportunidade criativa.

A criatividade permite às pessoas amadurecer seu potencial e expressá-lo ao melhor, contribuindo para criar uma riqueza interior que irá se tornar essencial quando for necessário enfrentar situações difíceis. A criatividade nos ajuda a desenvolver a resiliência, entendida como a capacidade de transformar e reorganizar uma experiência dolorosa e difícil em um processo de aprendizagem e crescimento, passando do problema para a solução e da solução para uma nova oportunidade.

Mas onde nasce o pensamento criativo? Quando realizamos um projeto criativo que partes de nosso cérebro são postas em operação? 

Estamos todos conscientes do fato que o hemisfério esquerdo do nosso cérebro é analítico, lógico, prático e organizado enquanto o hemisfério direito é o mais criativo, emocional, instintivo, espiritual e sensível.

Alguns neurocientistas modernos tentaram investigar o que realmente acontece no nosso cérebro durante um processo criativo e chegaram à conclusão de que a divisão dos dois hemisférios é muito redutora.

A criatividade não envolve uma região ou um único lado do cérebro, os dois hemisférios trabalham juntos para gerar imaginação e fantasia.

A subdivisão esquerda e direita não existe mais porque diferentes áreas do cérebro em ambos os hemisférios são tocadas. O hemisfério mais racional interage com o criativo, colocando em movimento uma série de redes cerebrais que cooperam juntas para alcançar um propósito comum.

Saber que as regiões do cérebro cooperam juntas para gerar o processo criativo também permite uma melhor colaboração dentro de uma equipe de produção, a desordem do processo criativo e as atividades dinâmicas do cérebro podem ser gerenciadas de forma mais racional e precisa para dar forma a um projeto coletivo vencedor.

O objetivo não é procurar a resposta correta tanto quanto o de experimentar diferentes formas de raciocínio considerando várias abordagens possíveis para a resolução do problema.

“Criatividade é inteligência divertindo-se.”   A. Einstein.

Comece AGORA!

Fique Ligado

Até a próxima

MMassimo.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email