Você também tem o cuidado de escolher bem as 5 pessoas com quem mais convive?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Você também tem o cuidado de escolher bem as 5 pessoas com quem mais convive?

“Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”.       Jim Rohn

Nunca subestime o poder da influência. O ambiente que você frequenta, as pessoas com as quais você sai, as conversas que você ouve, os programas de TV que você vê e os livros que você lê, têm o poder de influenciá-lo seja de forma positiva ou negativa.

A influência ao seu redor se aproxima da sua mente sem que você perceba e faz você acreditar e pensar em coisas que talvez, até um momento antes, você nem imaginou. Este é o verdadeiro poder da influência. 

O que você é hoje é o resultado de toda uma série de eventos, pessoas e circunstâncias que você viveu (suas experiências) é isso que determina o ambiente, os livros e as pessoas que você escolhe todos os dias para sair. Portanto pode-se dizer que os padrões comportamentais que você instalou atualmente em seu sistema operacional mental são, em grande medida, determinados por influências externas de qualquer natureza que sejam.

O grupo de pares é um grupo de pessoas unidas por características semelhantes, tais como: idade, instrução, ambientes de trabalho ou atividades comuns de lazer. O ser humano é definido um animal social e por sua natureza tende instintivamente a se juntar a um grupo para socializar, trocar ideias, aprender novas informações, etc. A pertença a um grupo é uma necessidade, o que provavelmente ignoramos é que o grupo que se frequenta tende a nos influenciar consideravelmente. De fato cada grupo possui características precisas que são formadas de acordo com as características peculiares de seus membros então não é por acaso que a maioria dos grupos é constituída por pessoas com características semelhantes, os ricos com os ricos, os pobres com os pobres, os vencedores com os vencedores, os perdedores com os perdedores e assim por diante.

Tudo faz parte de um mecanismo natural e elaborado que nos leva a sair com as pessoas como nós pensamos de ser, portanto pessoas que potencialmente gostamos. 

Outra coisa fundamental é que as características dominantes de um grupo são transmitidas entre os membros do próprio grupo. Sair com um grupo em que há a presença de pessoas preguiçosas, pessimistas e desanimadas, provavelmente o tornará preguiçoso, pessimista e desanimado; por outro lado, frequentar pessoas ativas, entusiasmadas, otimistas e bem-sucedidas, irá fazer você assimilar essas características dominantes fazendo você se tornar exatamente como eles.

O efeito Pigmalião.

A influência do grupo que atendemos nos coloca em posição de dar ao grupo exatamente o que o grupo espera de nós. Como prova deste postulado pense apenas no efeito Pigmalião (também conhecido como efeito Rosenthal) que ocorre na relação professor-criança em um contexto educacional. A suposição do efeito Pigmalião pode ser resumida da seguinte forma: “se os professores acreditam que uma criança é menos dotada, irão tratá-la, mesmo inconscientemente, de forma diferente das demais; a criança irá interiorizar o julgamento e irá se comportar em conformidade; um círculo vicioso é estabelecido para que a criança tenda a se tornar ao longo do tempo assim como o professor o imaginou.

O efeito Pigmalião pode manifestar-se não apenas no contexto escolar mas também em outros contextos, como na relação de trabalho entre chefes e funcionários ou na relação familiar entre pais e filhos e em todos os contextos onde os relacionamentos sociais se desenvolvem. As expectativas podem afetar a qualidade das relações interpessoais e o desempenho dos sujeitos.

Dando um exemplo que acontece conosco; quando entramos em um grupo vamos sofrer do efeito Pigmalião porque nosso novo grupo espera que iremos comportar de uma certa forma e nós, influenciados pelas expectativas do grupo, reagimos de acordo agindo exatamente como o grupo espera. O fato do grupo esperar coisas extremamente positivas ou coisas que são extremamente negativas terá um enorme impacto em nosso comportamento e em nossos resultados.

E na sua Família?

Uma das influências mais importantes da infância é representada por nossos pais e parentes. Os resultados que você obteve (ou não) na vida são, em grande parte, determinados pela educação que você recebeu, pelo jeito que seus pais se comportaram e pela forma como você foi tratado como filho. 

Se você teve a sorte de ter pais ou parentes próximos que o estimularam e encorajaram a fazer o seu melhor em seus sonhos, projetos e objetivos, com toda a probabilidade hoje você é uma pessoa bem-sucedida que sabe o que quer e como alcançar os novos objetivos, uma pessoa orientada para a positividade e proatividade.

Por outro lado se você não teve essa sorte hoje talvez você ainda esteja procurando o seu caminho certo, mas o importante é entender que isso não é o fim do mundo, cada um de nós tem a capacidade de mudar suas crenças e hábitos, cada um de nós tem a capacidade de mudar esses modelos comportamentais obsoletos e improdutivos e substituí-los por “modelos bem-sucedidos”.

Mesmo em relacionamentos íntimos, a influência do parceiro em você é muito importante. Uma mulher (ou um homem) é ótima, precisamente porque ela pode influenciar positivamente seu parceiro. É crucial que você se motive para obter excelentes resultados, um parceiro negativo pode fazer a diferença entre sua versão rica, feliz e bem-sucedida e sua versão pobre, infeliz e medíocre.

Então você escolhe o Sucesso ou o Fracasso?

Agora você certamente entenderá que sair com as pessoas certas é de fundamental importância para o seu sucesso (e mesmo para o seu humor!) Por quê? Simplesmente pelo fato de que, como mencionado anteriormente, as pessoas com quem você convive têm a capacidade inata de influenciar você e você tem o poder de se fazer influenciar. Você deve lembrar que a escolha de pessoas bem-sucedidas com um padrão de um certo nível aumentará seus padrões ao nível das pessoas com quem você convive.

Em que base você tem que escolher as pessoas para sair? Com base em seus objetivos e os resultados que deseja alcançar. Aqui está a sua chance de ser inteligente, você tem que selecionar as pessoas que já alcançaram todos os resultados e metas que pretende prosseguir. A amizade que você oferece ou que você aceita deve ser diretamente proporcional ao crescimento que esse relacionamento deve ser capaz de oferecer. Amizades e visitas frequentes que não trazem valor para sua vida ou pior, que trazem um valor negativo para sua vida diária, devem ser descartadas imediatamente. Um ditado antigo fala “Melhor sozinho do que mal acompanhado”, melhor cercar-se com algumas pessoas que realmente podem motivá-lo e você pode aprender informações úteis para seu bem-estar físico, mental e financeiro que se cercar de tantas pessoas que não trazem valor para sua vida.

A influência das pessoas com quem você convive vai afetar profundamente suas emoções de todos os dias. Essas pessoas até determinam como você se sente além do que você pensa. É muito simples; sair com pessoas otimistas, entusiasmadas, cheias de vida, irão fazer você sentir as mesmas emoções, o problema é que funciona também ao contrário, frequentar pessoas que reclamam, vitimas e pessimistas fará com que você sinta essas mesmas emoções negativas. Você tem o poder de escolher com quem se relacionar, com quem estabelecer uma relação íntima e assim pra frente. 

Na luz do que foi dito até agora você deve selecionar cuidadosamente a convivência, porquê está em jogo seu bem-estar interno e seu futuro e principalmente os resultados que você alcançará. Escolher com quem você irá compartilhar seu tempo livre não é tão difícil apenas analise os comportamentos, as palavras, as qualidades, as virtudes, as ações e os resultados que eles alcançaram. Se esses elementos não irão encontrar feedback positivo pense três vezes antes de deixá-las entrar na sua vida.

Analise e avalie.

Você precisa fazer hoje um inventário de quem hoje faz parte da sua vida e o efeito que essas pessoas têm com ela eliminando drasticamente todas as convivências que, de uma forma ou de outra, são negativas a você. Isso tem de ser aplicado aos conhecidos, aos amigos, parentes e até mesmo aos pais. É claro que, nos dois últimos casos, você não precisa expulsá-los, mas distanciá-los, mesmo de maneira amigável, um exemplo ignorando certos discursos ou saindo da sala quando a conversa tomar uma direção errada, esse comportamento pode fazer a diferença nos seus resultados amanhã. Uma excelente forma de fazer esse inventário é interrogar-se com perguntas poderosas.

Você deve tentar entender se essas pessoas podem ser tomadas como modelos de referência ou não. Depois de ter feito esta etapa você deve relacionar as pessoas que você convive a seus objetivos e verificar se seus conhecidos atuais trazem valor para seus objetivos ou não.

Você deve lembrar que a primeira pessoa que você deve amar é você.

Agora que você se deixou claro o que quer e identificou todas as pessoas negativas ao seu redor, você deve agir. Você precisa se separar de cada pessoa que tenha a capacidade de influenciar você negativamente, que seja feito inconscientemente ou não. Nós já falamos sobre como as pessoas bem-sucedidas se separam de qualquer coisa que possa ser um obstáculo para seus objetivos, especialmente em relação às forças negativas.

O desapego das influências negativas é uma das etapas fundamentais no processo de alcançar seus objetivos. Infelizmente é a fase mais delicada, mas a separação de todas essas situações, esses eventos e especialmente das pessoas negativas é necessária e apropriada em primeiro lugar para você mesmo e para sua vida.

Vimos como afastar influências negativas, outra coisa igualmente fundamental é cultivar influências extremamente positivas para nós e nosso caminho de crescimento pessoal, sim, mas por onde começar? Quem são as pessoas certas que trazem valor real e desinteressado para suas vidas? A resposta a esta questão depende dos seus objetivos. Se você quer ser bem-sucedido você tem de star com as pessoas certas e se quer estar com as pessoas certas precisa encontrar uma forma de entrar no círculo delas. 

Nem sempre será fácil, às vezes você precisará “forçar” para entrar nos círculos certos, mas valerá a pena. Você pode começar concentrando-se na expansão do seu círculo de conhecimento ao conhecer as pessoas que você pensa que podem ajudá-lo na realização de seus objetivos. Não é difícil encontrar pessoas de sucesso e frequentá-las. Pessoas assim estão em todos os lugares e ao nosso redor. Para encontrá-los pode ser suficiente investir seu tempo na criação de relacionamentos de qualidade ou, se por exemplo você trabalhar em contato com o público, pode ser suficiente fazer uma boa impressão para as pessoas que você pensa ser certas.

Boa sorte, mas principalmente boa avaliação!

Comece AGORA!

Fique Ligado

Até a próxima

MMassimo.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email